Experiências de solidão na quarentena

Experiências de solidão na quarentena

Spread the love

Solidão é experiência que pode ser negativa ou positiva. Existe aquela sentida por quem perdeu o gosto e o sentido de viver, a motivação e o brilho da vida. Existe, porém, a solidão proposital. É sobre esta que eu tratar agora. 

Este momento de isolamento forçado está levando muita gente a sentir a solidão negativa. Em geral, essas pessoas são aquelas que não conseguem e não aguentam ficar caladas. Não sabem ouvir o canto dos pássaros. Não dão conta de reparar a natureza de forma calma e silenciosa. Aí se desesperam, se irritam e se desorientam. E, sendo obrigadas ao isolamento não suportam o confronto consigo mesmas. Pra elas a solidão é sempre negativa. Não era pra ser assim.

Solidão tem lado bom. É oportunidade de evolução pessoal e crescimento espiritual. É claro que necessitamos de vida social, mas pra conseguir entender o que as pessoas sentem e pra saber o que elas desejam e anseiam, é preciso ser capaz de silenciar o corpo e a mente. Só conseguimos mergulhar no sentido mais profundo das experiências humanas, nos afastando delas e ao dar contar de viver sem o burburinho das multidões. A maioria das pessoas não entendem isto, infelizmente. Mas agora estão se sendo forçadas a entender, vivendo da forma que sempre detestaram. Não estou conseguindo perceber a grande oportunidade para… “que todos tenham vida plenamente”. (Canto da Igreja Católica). 

Não estudei o Budismo, mas sei que os iniciados conseguem esvaziar a mente. Passam horas em silêncio e meditação. Conseguem se desapegar e atingir altos níveis de espiritualidade. Não estou propondo essa prática para as massas, mas sei que existem pessoas que a desejam, como há quem se dedica ao Reiki, por exemplo. Estamos vivendo momento privilegiado para práticas de interiorização. Sobretudo, para revermos antigos conceitos egoístas, individualistas e bem pouco coletivos e humanitários.

Nossa cidade vai viver o impacto da quarentena nos próximos dias. Nas duas próximas semanas, não vai bastar usar as máscaras, como acabou de ser decretado pelo governo Municipal. Vamos ter de nos isolar mesmo em nossas casas. Teremos dias difíceis pela frente: frio e muita gente atingida pela pandemia, falta de leitos e muita carência social. Neste momento, ironicamente, teremos de ficar isolados, para um salvar o outro. Você já pode estar até desesperado(a), mas sua ficha pode cair e perceber que está ganhando ótima oportunidade para aprender que existe um lado incrível da solidão, como exercício de volta para seu interior.  Quem der conta de fazer esta solidão se tornar experiência positiva, vai aguentar os desafios que ainda teremos pela frente, na cidade e região, com serenidade, fé e confiança inabaláveis.

Peço às pessoas que se sentirem equilibradas emocionalmente, neste momento, que cuidem bem da saúde física e mental e tentem ajudar o máximo possível de pessoas. Continuem firmes na fé. Vamos em frente!

José Antônio dos Santos

José Antônio dos Santos

Mestre pela UFSJ e membro da ACLCL.

Contato – joseantonio281@hotmail.com


Spread the love

Deixe um comentário