A compostagem é o processo controlado para transformar resíduos orgânicos em um excelente adubo. É uma atividade pouco explorada pelos brasileiros, que soluciona o problema do impacto ambiental dos resíduos orgânicos, que, sem a destinação correta, contaminam o solo, água e ar, além de contribuírem para a crise climática. Com a compostagem, o que era um problema, é reaproveitado e se transforma em um adubo orgânico com muitos benefícios.

Confira a reportagem da Natália Bragato e toda a sua vida profissional.
“Eu conheci a Semana da Compostagem que acontece toda 1ª semana de maio quando eu comecei a fazer parte em 2018 como voluntária e embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil. Nesta época também comecei um projeto aqui na minha cidade e no meu bairro chamado @Cultiveahorta que fica dentro de UBS no bairro Vila Fátima em Guarulhos -SP e aproveitamos estas datas importantes para mobilizar e conscientizar sobre a nossa responsabilidade e importância com nossos resíduos seja o reciclável , orgânico , entre outros. Também sou permacultora foi em 2018 que fiz um curso de permacultura no em Pirenópolis- GO no Instituto de Permacultura do Cerrado (IPEC) que descobri que “se não somos parte da solução somos parte do problema” e foi algo que me tocou muito, pois lá que percebi que não adiantava reclamar e sim fazer algo tomar a atitude. Quando voltei do curso comecei a participar ativamente do Lixo Zero em minha cidade e deste projeto de horta o qual participo até hoje. E compostar para mim é permanecer é continuar o ciclo da vida algo natural e substancial a nossa existência.
Quando misturamos os resíduos orgânicos com os recicláveis e os rejeitos criamos o “lixo” este não tem valor agregado e simplesmente pagamos para aterrar e tratar o chorume que polui o lençol freático entre outros. Além do custo ser altíssimo para transportar e tratar o chorume se gera muito gás metano nos aterros que é 25 x mais poluente que gás carbônico.
Se cada pessoa tomasse consciência dessa grandeza de custo de quanto todos nós pagamos para aterrar e tratar nosso lixo e chorume cerca de 91 milhões valores com referencia ao ano de 2017, que com uma economia de 10% deste valor daria para construir 3 escolas, 2 UPAS e 120 casas populares, mas não, literalmente estamos aterrando nosso lixo, nosso dinheiro e nosso planeta. Os resíduos são um problema para a nossa sociedade, mas existe solução, temos que mudar nossa ideia pois não existe “jogar fora”, estamos todos dentro do planeta Terra e “não existe planeta B”, e é o nosso dever e responsabilidade social e ambiental cuidar dos nossos resíduos, pois todos nós geramos.
E a compostagem é a solução linda e permanente da transformação do alimento em adubo e em alimento novamente fechando o ciclo natural da vida. “Na natureza tudo se transforma”
Podemos ir além das cascas e ver quantos excedentes a natureza abundante e prove ela é bela e sabia nos oferece o composto orgânico ou o humos de minhoca (que acontece caso você tenha um minhocário) o humos de minhoca é o melhor composto orgânico , além disso também se produz o biofertilizante que vulgarmente falando seria o “chorume” este no caso, não tem cheiro e não polui e é um poderoso “suco de vitaminas” para as plantas além de também servir como defensivo agrícola orgânico. Nestes processos também podemos produzir outros produtos com o uso das cascas de frutas cítricas, que não são indicadas para serem usadas na compostagem porque deixa o composto muito ácido, podemos produzir com este resíduo um excelente desinfetante e amaciante natural de uma forma muito simples e prática. Ou seja, todo esse problema tem solução todos estes recursos estão disponíveis em nossas mãos requer um pouco de atenção mas é extremante prazeroso em saber que temos esse poder em nossas mãos que com atitudes simples podemos transformar o nosso agora o nosso futuro.
No Cultive a Horta construímos uma leira de compostagem coletiva em setembro de 2022, é lá onde levamos nossos resíduos orgânicos de casa que armazenamos na geladeira até nossos encontros aos finais de semana e depositamos lá para fazer o composto orgânico que será usado no solo da nossa horta”.
Rafaela Faria – jornalista


Que orgulho ver a Natália difundindo conhecimento e atitudes! Cada pessoa que se sensibilizar com esse sonho já ajuda demais. Parabéns pra vcs do Cultive a Horta!