Odontologia e a importância da prevenção

Odontologia e a importância da prevenção

Spread the love

No passado, não existia curso de graduação em Odontologia, e a representação típica do dentista nos anos de 1700 era o “Tiradentes” figura que trabalhava em praça pública retirando dentes utilizando uma cadeira de barbeiro.

   A partir de 1800, com a criação de cadeiras apropriadas , alguns trabalhos como por exemplo as próteses começaram a ser realizados e com a descoberta da anestesia local em 1884 por Horace Wells, a odontologia ganhou objetivos curativos e reparadores, e finalmente lhe foi atribuída a função preventiva que até hoje é o conceito de Odontologia padrão, seja no atendimento público ou privado.

   Mesmo com todos os recursos que a odontologia alcançou nos dias de hoje, a prevenção sem sombra de dúvidas é o melhor caminho para a saúde bucal da população. E para a prevenção, basta ter hábitos saudáveis tanto na higiene bucal quanto na ingestão de certos alimentos. A escovação deve ser feita sistematicamente após as refeições e antes de dormir, deve ser feita com mais cuidado, pois a temperatura da boca durante o sono aumenta e a produção salivar diminui facilitando a proliferação de bactérias na boca.

   Outro fator muito importante é a dieta, que deve ser equilibrada e em horários regulares, e os alimentos ácidos, refrigerantes e o açúcar devem ser ingeridos de forma consciente.

   Além disso é necessário visitas regulares ao dentista. Um check-up odontológico a cada três meses e limpeza a cada seis meses são ações capazes de prevenir diversas doenças e manter a saúde bucal e evitar intervenções invasivas, restauradoras e curativas.

Class Odontologia Estética

Responsável Técnico Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

CRO MG 40.252

Rua Coronel Albino 202 Centro

Contatos: 4114-1196 (Fixo e WhatsApp) 99544-1805 (WhatsApp)


Spread the love

Deixe um comentário