Atualmente, o autoconhecimento profissional é algo que está em falta no mercado. Em tempos de pandemia, desemprego em alta, diversas mudanças nas leis trabalhistas e novas modalidades de trabalho, como nós ficamos?
No momento de se autoconhecer, o mundo do trabalho vem passando por diversas mudanças. As várias modalidades de trabalho sempre vão exigir a adaptação do homem em questão de cultura, formas de buscar o sustento e meios de vida. A evolução humana, nos mostra que temos uma imensa capacidade de nos adaptarmos a situações e condições. Diante de tantas mudanças que temos vivido,nos resta mergulharmos dentro de nós e ver o que temos para oferecer aos novos desafios.
Quando não praticamos o autoconhecimento, passamos a desprezar nossos potenciais e habilidades. Isso porque, esquecemos as experiências que vivemos e, logo, perdemos a capacidade de aprendizado. Às vezes esperamos que outras pessoas vejam em nós algo que ainda precisamos descobrir em nosso interior. É preciso se redescobrir e reinventar, olhar para dentro de si e colocar em prática o aprendizado e as habilidades conquistadas ao longo da carreira profissional.
Busquem conhecer seus pontos positivos e a maneira que sua experiência de trabalho pode ser empregada no mercado atual, pois seus desejos e prazeres na carreira profissional precisam estar na mesma sintonia.
“Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos os enganos que cometemos os impulsos a que cedemos ‘sem querer’.” Sigmund Freud.
Precisamos florescer como o germinar das sementes.
Boa reflexão!
Um forte abraço.

Leandro de Paula
Graduado em Gestão Ambiental / Técnico de Segurança do Trabalho
Analista comportamental e Palestrante
Whatsapp (31) 9.9646-3825