Nossas escolhas

Nossas escolhas

Caro leitor, te convido a refletir sobre escolhas, uma coisa que temos que fazer a todo instante, afinal a vida é feita de decisões. Por falar em escolhas, como são as suas? Você já parou para analisá-las? Como tem feito? Quais os motivos ou situações que te levaram a tomar certas decisões e o porquê delas? Analisar este processo, como aconteceu, os motivos e os porquês é extremamente importante em nossas vidas e pode mudar tudo no nosso mundo. Como você pensa que escolhemos as coisas? Podemos ter escolhas conscientes e inconscientes. Quando recusamos escolher algo, na verdade, estamos escolhendo não fazer decisões. Vamos pensar nos bebês: alguns escolhem amamentar mais em um seio que no outro, muitos só adormecem quando são balançados. Será que isso não está relacionado com algum prazer? Claro! Quantas vezes o desejo por prazer nos fazem escolher sem consciência? Lembro-me de uma citação bíblica de Provérbios 4:23: “De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem às fontes da vida.”

As escolhas conscientes são mais seguras e assertivas. Na jornada da vida teremos várias etapas, ciclos ou partes em que teremos que fazer escolhas. É impossível viver sem escolher, a menos que você esteja inválido, pois, neste caso, alguém terá que escolher por você.

 Será que existe um método para efetuar as escolhas na vida? Bom, tenho uma dica: escolha o necessário e o certo, opte pelo que te move e não o que você terá que mover, assim como em outra citação bíblica de Lucas 10:41,42: Mas o Senhor respondeu: “Marta, você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. Apenas uma coisa é necessária. Quanto a Maria, ela fez a escolha certa, e ninguém tomará isso dela”. O certo e necessário é o ponto de equilíbrio para qualquer situação em nossa vida. Sabendo que somos livres para escolher, que possamos sempre analisar nossas opções de escolhas e ficarmos com o lado bom,  necessário e certo.

Até o próximo assunto e boas escolhas!

Saudações.

Leandro de Paula

Psicanalista

Graduado em Gestão Ambiental

Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho

Whatsapp (31) 9.9646-3825

Instagram: @espacodpessoas; @leandro.psicanalista

Deixe um comentário