Enem: Salas terão menos participantes que em outras edições

Enem: Salas terão menos participantes que em outras edições

Spread the love

Estratégia foi apresentada em encontro para capacitação de logística e segurança do Enem 2020. Reunião contou com envolvidos na operação do exame no Sudeste

Onúmero de participantes por sala de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será menor do que em anos anteriores. A medida é uma das ações previstas para reduzir os riscos de contaminação pela COVID-19 durante os procedimentos relacionados ao exame. Essa e outras estratégias foram apresentadas no Encontro para Capacitação de Logística e Segurança do Enem 2020. O evento ocorreu nesta terça-feira, 27 de outubro, e contou com a participação de representantes das instituições envolvidas na operação para aplicação das provas na região Sudeste. 

Pela primeira vez na história, o encontro foi realizado por videoconferência. A opção pela reunião remota também faz parte do planejamento estratégico para garantir a aplicação do Enem e, ao mesmo tempo, obedecer às medidas preventivas de combate ao novo coronavírus. A capacitação regional teve como objetivo informar os procedimentos acerca da operação logística e de segurança para a realização do exame, assim como alinhar os processos de acompanhamento e formação dos convênios celebrados com os estados.

Murillo Gameiro, diretor de Gestão e Planejamento do Inep, chamou a atenção para os cuidados que devem ser tomados, devido à crise sanitária global. “O ano de 2020 tem sido de grandes desafios, em função da pandemia. Tivemos de nos acostumar com o novo normal. Isso trouxe o isolamento e novas regras sociais. Nós, brasileiros, somos reconhecidamente calorosos. Agora precisamos lidar com o uso de máscara, do álcool em gel, com o isolamento e o distanciamento social. Isso trouxe uma preocupação maior. Tudo agrega dificuldades ao Enem, tanto impresso quanto digital”, disse.

Gameiro destacou ainda o fato de o Enem 2020 contar com cerca de 700 mil inscritos a mais, comparado à edição de 2019. Além disso, o diretor também alertou para o novo período de aplicação do exame, que conta, até então, com 1.729 municípios de prova. “Vamos implementar novas regras relativas às doenças infectocontagiosas e novos protocolos de biossegurança”, pontuou. 

Com a redução do número de participantes por sala, a quantidade de locais de prova será aumentada para comportar todos os inscritos. Nesse sentido, outras medidas também serão tomadas para evitar intercorrências, entre elas, a definição de critérios técnicos de biossegurança baseados nas recomendações dos órgãos de saúde. Além disso, o Inep solicitará às equipes de segurança e às prefeituras que auxiliem nos procedimentos de acesso aos locais de prova, para evitar aglomerações. Entre as proposições, a autarquia também solicitou que estados e municípios evitem a concessão de outros eventos de grande porte no período de realização do exame, além de providenciar a infraestrutura necessária para garantir a presença dos participantes. 

Cronograma – As provas da edição 2020 do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, são 5,6 milhões de inscritos. Durante o encontro desta terça, o coordenador-geral de Gestão e Monitoramento do Inep, Hélio Junio Rocha Morais, apresentou o panorama atual do cronograma da operação que envolve a aplicação do exame e destacou a importância de manter o evento de capacitação, mesmo diante das dificuldades. “A atividade de hoje ocorre desde 2011. É muito importante a integração das equipes que estão nos estados. Não podíamos deixar de manter essa atividade, que está prevista em nosso cronograma”, pontuou.

De acordo com Hélio, a 83 dias da aplicação do primeiro dia de prova do Enem impresso, não há registro de incidentes relevantes que possam comprometer o planejamento. Ainda segundo o coordenador-geral, o cronograma está sendo executado conforme o previsto.  

Entre os procedimentos realizados, até então, estão a consolidação da base de inscritos e a conclusão das contratações, dos convênios e dos acordos de cooperação. As concepções e as adaptações das provas destinadas às pessoas com deficiência também já foram superadas, assim como as concepções dos materiais administrativos e instrutivos, que já estão prontos e foram encaminhados à gráfica contratada. No total, 1.999.621 (16,5%) provas já foram impressas. Ao todo, 68% (8.796) dos locais de prova já estão confirmados — a estimativa é que sejam cerca de 15 mil nesta edição. Todos os sistemas para controle e monitoramento da operação Enem 2020 também já foram preparados.

Antes da realização do exame, serão executadas ainda as capacitações das equipes de colaboradores e de certificadores, assim como o manuseio, o armazenamento e a distribuição das provas e materiais administrativos. Após a aplicação das provas, em termos de logística e segurança, ocorrerão as etapas de operação reversa, processamento e encerramento.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Spread the love

Deixe um comentário