Sinais de alerta para identificar dificuldades que precisam ser avaliadas pela terapia ocupacional…:

Sinais de alerta para identificar dificuldades que precisam ser avaliadas pela terapia ocupacional…:

Quando uma pessoa, em qualquer ciclo da vida (de bebê até idoso) apresenta dificuldade em participar e realizar atividades do dia a dia (suas ocupações básicas), precisa do atendimento de um terapeuta ocupacional.

Algumas crianças apresentam dificuldades em aprender novas habilidades. Outras a interagir socialmente ou realizar suas atividades de higiene e auto-cuidado.

Isso acontece quando os sentidos responsáveis por receber as informações do ambiente não estão processando as informações corretamente.

Por exemplo:

• Visão: a luz incomoda ou a criança se interessa muito por luzes e por brinquedos que se movimentam.

• Audição: alguns sons incomodam ou a criança busca muito ouvir num volume alto.

• Olfato e paladar: a criança rejeita alguns alimentos ou come mais do que o esperado.

• Tato: a criança se incomoda em ficar suja, ou com alguma textura de roupa ou no cabelo ou busca passar as mãos nas coisas.

• Vestibular: a criança não gosta de colo ou de brinquedos de parquinho ou fica correndo e balançando.

• Propriocepção: a criança parece desajeitada ao se movimentar, ou cai muito, ou pula e corre muito.

Alguns desses exemplos, configuram como uma disfunção de Integração Sensorial, que é quando o corpo tem dificuldade de processar e integrar todos os sentidos. Mas não se preocupem, a Terapia Ocupacional também pode ajudar a melhorar essas alterações. 

Então se sua criança está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa (Alimentação, Higiene, Vestuário, Brincar ou na escola), ela deve ser sim avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil.

Outros sinais importante: quando a criança encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial ,Escola e Atividades de vida Diária -Alimentação/Higiene e Vestuário.

Fabiana Rodrigues

Terapeuta Ocupacional Infantil

31 989313616

Deixe um comentário