Pré-candidatos devem ficar atentos a prazos eleitorais

Pré-candidatos devem ficar atentos a prazos eleitorais

Spread the love

Os participantes do pleito municipal deste ano devem ficar atentos a dois prazos que passam a valer nesta semana. De acordo com a legislação eleitoral em vigor, nesta terça-feira (30/6/20) começa a proibição de pré-candidatos apresentarem ou comentarem programas de rádio ou televisão. 

No sábado (4/7), três meses antes da data de realização das eleições, têm início vedações a algumas condutas por parte de instituições e agentes públicos, como transferências de recursos, veiculação de publicidade, entre outras. Esse é o prazo vigente também para desincompatibilização de candidatos.

Devido à pandemia do coronavírus, esses prazos, no entanto, poderão ser prorrogados em virtude da perspectiva de adiamento das eleições 2020. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, em tramitação no Congresso Nacional, prevê a realização do 1º turno em 15 de novembro e o 2º no dia 29 do mesmo mês. A PEC foi aprovada no Senado Federal no dia 23 de junho e segue agora para apreciação na Câmara dos Deputados.

A Proposta de Emenda também define novos prazos eleitorais, segundo os mesmos critérios de antecedência em relação ao pleito. Se ela for aprovada, as primeiras restrições à conduta de candidatos passarão a valer em 11 de agosto. As eventuais mudanças, caso confirmadas, serão divulgadas oportunamente, junto com as demais orientações de funcionamento da Casa no período eleitoral.


Spread the love

Deixe um comentário