Home / SAÚDE / PMMG lança pelotão de drones com reconhecimento facial

PMMG lança pelotão de drones com reconhecimento facial

Advertisements
Advertisements

PMMG lança pelotão de drones com reconhecimento facial

PMMG lança pelotão de drones com reconhecimento facial para ampliar a vigilância preventiva e repressiva em todo o território mineiro, com transmissão de imagens em tempo real às salas de videomonitoramento.

PMMG lança pelotão de drones com reconhecimento facial

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apresentou, nesta sexta-feira (22/5), o novo Pelotão Ostensivo de Drones durante solenidade na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O efetivo, batizado de Esquadrão Harpia, passa de quatro para 31 militares e de três para 35 drones, além de sete viaturas dedicadas.

Advertisements
Advertisements

Equipados com tecnologia de reconhecimento facial e alto-falantes para alertas sonoros, os aparelhos enviam imagens ao vivo aos centros de videomonitoramento, permitindo a identificação imediata de suspeitos e a rápida mobilização de patrulhas terrestres. Segundo o comandante de Aviação do Estado, coronel Charlles Crisstian da Silva, a combinação de alcance e velocidade dos drones possibilita que ocorrências em andamento sejam acompanhadas em tempo real, aumentando a segurança das guarnições e a eficiência na repressão qualificada.

Durante o evento, o comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, destacou que a criação do pelotão representa “um importante avanço institucional baseado em inteligência de segurança pública, inovação tecnológica e prevenção criminal”. A iniciativa amplia a doutrina policial de uso de aeronaves remotamente pilotadas, já adotada em operações no Carnaval de 2025, e reforça o monitoramento urbano e rural no estado.

Atualmente, a corporação dispõe de mais de 500 drones distribuídos em Minas Gerais e aguarda a chegada de outros 150 equipamentos. Cerca de 1,5 mil policiais já foram capacitados para operar as aeronaves.

O investimento acompanha tendência internacional. Relatório do Interpol aponta que forças de segurança em diversos países utilizam drones com reconhecimento facial para reduzir o tempo de resposta e aumentar a cobertura de áreas sensíveis.

Com o pelotão de drones da PMMG em funcionamento diário, os locais de decolagem serão definidos pelas seções de operações em conjunto com o Comando de Aviação do Estado (Comave), priorizando pontos de maior incidência criminal e eventos de grande público.

Para conhecer outras iniciativas na área da segurança pública, visite nossa editoria Brasil e acompanhe as atualizações.

Crédito da imagem: Marcilene Neves / PMMG

Advertisements
Advertisements