Kits escolares e atividades pedagógicas serão entregues aos alunos da rede municipal de ensino

Kits escolares e atividades pedagógicas serão entregues aos alunos da rede municipal de ensino

Com a paralisação das atividades escolares devido à pandemia do coronavírus, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, tem se empenhado para levar assistência e conteúdo pedagógico aos alunos das escolas municipais.

Além do Cartão Alimentação no valor de R$ 52 mensais, que já foi distribuído, e dos vídeos educativos publicados no Canal Congonhas, agora serão entregues kits escolares e atividades pedagógicas impressas. A distribuição dos materiais será realizada entre 15 a 19 de junho, nas escolas onde os alunos estão matriculados. O cronograma de entrega pode ser lido abaixo.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, adotou todas as normas de segurança. Serão disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores responsáveis pela entrega dos materiais pedagógicos, como máscara, álcool gel, luvas, avental e protetor facial.

Todas as orientações foram repassadas aos diretores das escolas municipais, que estão cientes quanto as medidas de prevenção a serem adotadas, conforme preconizado pelos órgãos competentes.

Atividades pedagógicas

O Município aderiu ao Programa de Educação Remota com oferta do Plano de Estudo Tutorado (PET), disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação. Na Resolução Nº 011, de 03 de junho de 2020, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) considera a possibilidade de reorganização do calendário escolar utilizando os PETs como um dos recursos de complementação da carga horária.

As atividades do PET serão distribuídas aos alunos da Educação Infantil (estes também receberão livros didáticos, receberão livros didáticos, além de materiais específicos para essa modalidade de ensino) e do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino. O conteúdo também será disponibilizado no Portal da Prefeitura (www.congonhas.mg.gov.br).

A devolução do material à unidade escolar será feita em julho. As datas e os cronogramas serão divulgados nos veículos oficiais da Prefeitura. Na ocasião, serão disponibilizadas novas atividades, caso o retorno das aulas presenciais não aconteça.

Essa ação objetiva restabelecer a relação do aluno com a escola, a continuidade do processo de informação, busca de conhecimento e o incentivo à leitura e escrita, proporcionando um processo de aprendizagem durante esse período de suspensão das atividades letivas presenciais.

Kits escolares

Os kits escolares foram montados de acordo com cada segmento e terão, ainda, uma máscara de proteção. Alunos da Educação Infantil receberão: uma caixa de lápis de cor, dois lápis pretos; uma borracha; um apontador; um caderno sem pauta; uma caixa de giz de cera; uma cola branca; uma massinha; e uma tesoura.

Aos estudantes do 1º ao 5° ano serão disponibilizados os seguintes materiais: uma caixa de lápis de cor; dois lápis pretos; uma borracha; um apontador; um caderno com pauta; uma cola branca; e uma cola colorida.

Já aos alunos do 6º ao 9º ano receberão: uma caneta azul; uma caneta vermelha; uma caixa de lápis de cor; dois lápis pretos; uma borracha; um apontador; um caderno de matéria; e um esquadro.

Cronograma de entrega

O responsável pelo aluno deverá buscar os kits escolares e as atividades impressas na escola municipal onde estiver matriculado, conforme o cronograma a seguir:

Segunda-feira (15/06):

Manhã: Maternal I e 6º ano

Tarde: 1° ano

Terça-feira (16/06)

Manhã: Maternal II e 7° ano

Tarde: 2° ano

Quarta-feira (17/06)

Manhã: Maternal III e 8° ano

Tarde: 3° ano

Quinta-feira (18/06)

Manhã: 1° Período e 9° ano

Tarde: 4° ano

Sexta-feira (19/06)

Manhã: Berçário e 2° Período

Tarde: 5° ano

Outras atividades

Contação de história, atividades divertidas, dicas de português e matemática, ensino de Libras, atividade física… a criançada encontra tudo isso e muito mais no Canal Congonhas.

Todos os dias, vídeos do projeto #CongonhasEducação são disponibilizados por lá. Para assisti-los, basta acessar www.youtube.com/canalcongonhas. Inscreva-se e ative as notificações para não perder as novidades.

O material também está disponível no Instagram da Prefeitura. Acesse e siga: www.instagram.com/congonhasminasgerais.

Deixe uma resposta