Escova Dental: Você sabe escolher a sua?

Escova Dental: Você sabe escolher a sua?

Spread the love

As escovas de dentes surgiram na China em 1498 e suas cerdas eram feitas com pelos de um tipo de porco da região, mas foi só em 1939 que as cerdas das escovas começaram a ser feitas de Nylon e começaram a ser comercializadas.

   Com o passar dos tempos as escovas foram sendo aprimoradas e novos tipos de escovas foram surgindo. Essa gama de opções trouxe novas possibilidades para diversas necessidades. Mas também trouxe dúvidas para os consumidores, dúvidas que vou tentar sanar explicando sobre os modelos e tipos de cerdas, para que serve cada escova, e qual a melhor opção para cada necessidade.

   As escovas de cerdas macias e extra macias, são as mais recomendas pelos Cirurgiões Dentistas, porque consegue higienizar de forma muito eficaz, alcançando os espaços entre os dentes e a gengiva. Além disso, com ela é possível massagear a gengiva, o que promove um aumento na circulação sanguínea local, favorecendo a chegada de nutrientes e melhorando a oxigenação dos tecidos. É também indicada para o uso pediátrico nas crianças com dentição decídua ou dentição mista.

   As escovas de cerdas duras ou médias trazem a sensação de que são as melhores para promover a limpeza, mas esse pensamento é um ledo engano, porque esse tipo de cerdas tem mais dificuldade de penetrar nos espaços menores, e fazer a limpeza adequada. E além disso, esse tipo de escova provoca danos ao esmalte dos dentes, machuca de forma grave a gengiva, e pode ocasionar hipersensibilidade. Essas escovas são recomendadas para a limpeza de Próteses Removíveis Parciais ou totais (Roach ou Dentaduras).

   As escovas Ortodônticas possuem cerdas arredondadas, e macias, e tem um corte diferenciado em V, o que facilita a limpeza entre os braquetes e conseguem promover a massagem gengival sem agredir o tecido.

   As escovas elétricas são alimentadas por baterias, e traz conforto porque não precisa fazer movimento manual para a remoção do resíduo alimentar. Essas escovas funcionam com um botão de acionamento que quando ligado a “cabeça” da escova começa a oscilar, girar ou vibrar para promover a limpeza dos dentes. Algumas destas escovas vem com algumas opções de funcionamento; como por exemplo os temporizadores, para que cada quadrante seja massageado uniformemente em tempos iguais.

   E existem também as escovas especiais, que são por exemplo escovas com indicadores de tempo, que indicam a hora de trocar porque as cerdas mudam de cor. As escovas Unitufo, que são indicadas para serem usadas associadas as escovas tradicionais, e geralmente são utilizadas para limpar regiões de maior dificuldade de acesso onde as escovas tradicionais não conseguem bons resultados. E também existem as escovas Interdentais, que são utilizadas para limpezas entre os dentes, e também muito utilizada para limpar Próteses Fixas e Implantes. Mas não substitui o uso da escova tradicional, e o uso do Fio dental.

   E para finalizar, além de saber escolher a melhor escova dental para cada necessidade, é necessário respeitar algumas regras de escovação básicas:

– Dívida a sua boca em quatro quadrantes, e escove cada um deles por pelo menos 60 segundos.

– Faça movimentos circulares, mantendo a pressão e a velocidade. (Não é necessário usar força).

– Troque sua escova regularmente.

– Use sempre o Fio ou a Fita Dental.

– Massagear a gengiva.

– Escovar língua e bochechas.

– E visite regularmente seu Dentista.

Class Odontologia Estética

Responsável Técnico Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

CRO MG 40.252

Rua Coronel Albino 202 Centro (Próximo ao Hotel Meri)

Contato: (31) 4114-1196 (Fixo e WhatsApp)


Spread the love

Deixe um comentário