Defesa Civil fiscaliza e garante a segurança durante o Jubileu. Veja as orientações.

Defesa Civil fiscaliza e garante a segurança durante o Jubileu. Veja as orientações.

Fiscalizando os equipamentos de segurança e dando suporte e auxílio ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, equipes de Assistência e de Saúde, a Defesa Civil do município de Congonhas está presente no Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos com um trabalho integrado com as demais equipes. Sua função é garantir a segurança dos romeiros e visitantes durante o período em que acontece a festa religiosa.

O diretor de defesa social, Denilson Oliveira, relata o trabalho das equipes: “Estamos fiscalizando constantemente  o cumprimento das regras do jubileu. Fazemos  o monitoramento do uso irregular  e excessivo de equipamentos sonoros, a correta instalação dos ambulantes para garantir a circulação das pessoas e também questões de segurança como a inspeção dos extintores de incêndio instalados e orientações quanto ao uso de equipamentos potencialmente perigosos como botijões de gás e materiais com maior risco de combustão”, comenta.

Socorristas e brigadistas estão identificados com uniformes vermelhos e podem ser acionados pela população em qualquer tipo de evento relacionado a segurança ou a saúde.

Segundo o diretor da Defesa Civil do município, foram instalados pontos de apoio para os romeiros em pontos estratégicos como a Praça Bandeirantes, a Romaria e ao lado da Casa Paroquial da Basílica onde são prestados serviços de assistência à saúde dos visitantes.

ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL

  • Use roupas leves
  • Beba bastante água
  • Cuide da alimentação dando preferência a alimentos mais leves
  • Evite exposição prolongada ao sol
  • Use protetor solar
  • Cuidado ao transitar pela ladeira histórica (especialmente os idosos) para evitar quedas nas pedras
  • Use pontos de referência para memorizar o local de estacionamento dos veículos e não se perder.

Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Deixe um comentário