Sódio e seus malefícios. Você sabe o que é sódio ?

Sódio e seus malefícios. Você sabe o que é sódio ?

Spread the love

O sódio é um mineral e normalmente é encontrado na natureza com outro elemento químico, o cloreto. O cloreto de sódio é o famoso sal de cozinha e ele possui 40% de sódio em cada grama.

A principal função do sódio é equilibrar a quantidade de água no organismo, juntamente com o potássio.

O sódio está presente também em vários produtos, como nos industrializados sendo utilizado como um dos tipos de conservantes.

Você fica atento a quantidade de sódio nos rótulos dos produtos que consome?

É importante atentar a essas informações, você pode esta ingerindo o sódio além do recomendado ao seu corpo.

A principal função do sódio é equilibrar a quantidade de água no organismo, juntamente com o potássio. Temos no nosso corpo,um sistema que se chama: bomba-sódio/potássio, que deve sempre manter -se em equilíbrio dentro das nossas células.

Caso isso não aconteça de forma adequada, leva-se a consequências metabólicas no organismo humano.

O excesso de sódio é o principal fator de risco para a hipertensão arterial, a famosa PRESSÃO ALTA! A hipertensão aumenta o risco de doenças graves em diferentes órgãos, por exemplo: no coração (a insuficiência cardíaca e infarto) nos rins, (a insuficiência renal) no cérebro, (o AVC), a retenção de líquido… entre outras manifestações que o corpo pede “socorro” em relação ao consumo excessivo de sódio(sal).

 Além de diminuir a ingestão do sal de cozinha devemos evitar o consumo de temperos prontos como caldo de carnes, molho soya, alimentos embutidos e enlatados, como azeitona, milho em conserva, ervilha em conserva, palmito, salsicha, alimentos fast-food, refrigerantes, sucos de caixinha, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacotinho entre outros industrializados. 

Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é de, no máximo, 1,7 g, o que equivale a 5 gramas de sal, o que equivale a uma colher de chá (5ml) de sal. Isto é suficiente para manter a pressão e o volume sanguíneo dentro dos padrões adequados.

 A dica da nutri é substituir o sal de cozinha por temperos naturais como os famosos cebola e alho,temos como ótimas e saborosas opções, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, cúrcuma, coentro, alecrim, paprica, louro, açafrão ou o sal de ervas uma “mão na roda” no dia a dia.(receita abaixo)

Além de dar um gostinho especial nas receitas e preparações, você estará proporcionando ao seu corpo com os benefícios dos temperos naturais.

Além da alimentação saudável, a prática de atividades físicas regularmente é importantíssima como forma preventiva!

Evite o sódio, cuide-se, previna-se!

Para uma avaliação detalhada e individual

Consulte um Nutricionista.

RECEITA

Ingrid Lopes Kelmer

Nutricionista


Spread the love

Este post tem 2 comentários

  1. Daniel Rizzo

    Excelente matéria.

  2. ANA CLÁUDIA ANDRADE CUNHA KELMER

    Que matéria bacana. Esse sal de ervas é uma novidade que ajuda muito na prevenção da hipertensão, além de parecer ser muito saboroso. Não conhecia e irei testar. Obrigada e parabéns!

Deixe um comentário