Seis dicas para fazer funcionar a rotina com os filhos

Seis dicas para fazer funcionar a rotina com os filhos

Estabelecer uma rotina com os filhos tem sido um grande desafio apresentados pelos pais e isso tem gerado transtornos no ambiente familiar.

E hoje, com pandemia, o que observamos são pais ainda mais sobrecarregados, frente a uma nova realidade: Com todos em casa por tempo indeterminado, como fica a rotina da família? Como alinhar o home office, com os afazeres domésticos e a educação dos filhos?

E quando falamos em questões de rotina, a pandemia, veio justamente para nos mostrar o quanto é primordial e benéfico termos uma. E assim, independente do que estivermos vivendo, sempre precisamos de uma rotina que funcione.

Afinal, ter uma rotina preestabelecida, saber o que vai acontecer no seu dia é algo que não só as crianças precisam, mas todos nós, seres humanos, precisamos de uma previsibilidade e segurança no dia a dia. Sem previsibilidade, a tendência é que nos dê insegurança, e nos gere ansiedade. Além de não aproveitarmos bem o tempo.

A rotina ajuda a criança a organizar seus pensamentos e a lidar com novos acontecimentos que venham a causar desconforto e incertezas. Isso, porque uma rotina com regras e horários oferece à criança a experiência de continuidade ao longo do tempo, além da sensação de conforto, construindo nela um senso de temporalidade e tranquilidade por saber mais ou menos o que esperar do mundo.

Para os pais ter uma rotina mínima de cuidados com os filhos mostra-se também benéfica, trazendo a esses cuidadores mais calma e tranquilidade, afinal a rotina é capaz de eliminar aquela ansiedade e desgaste na hora de convencer os filhos a tomar banho, escovar os dentes…, bem como evitar aquela tomada de decisão diária com relação às atividades básicas.

No entanto, por mais que saibam dos benefícios, muito pais se queixam da dificuldade que encontram para estabelecer uma rotina coerente e ao mesmo tempo conseguirem a adesão da criança. Não é incomum que a criança queria ficar mais tempo na TV, queira ficar acordada depois do horário estipulado para dormir, ou mesmo queira comer alguma guloseima antes da refeição.

Pensando nisso, trago aqui 6 dicas e estratégias para auxiliar na construção uma rotina saudável e que funcione dentro do ambiente familiar:

  • 1º: CONSTRUÇÃO COLETIVA – Para se ter a adesão da criança na rotina, essa não pode ser imposta. É preciso uma construção COLETIVA, entre os pais/cuidadores e a criança. Então, é importante que a criança participe da construção da rotina, através dos combinados;
  • 2º: A ROTINA ESTABELECIDA PRECISA SER SEGUIDA POR TODOS – Não precisamos ser pais perfeitos, mas sim, congruentes. Lembre-se: nossos filhos aprendem pelo exemplo.
  • 3º: EXERCITAR A AUTORRESPONSABILIDADE – Levar a criança a se responsabilizar pela rotina, sem usar de barganhas nem punições.
  • 4º: MOSTRAR AS CONSEQUÊNCIAS – Brigar, Punir, Castigar – Isso não resolve! – Uma possibilidade mais efetiva é conversar com a criança e mostrá-la as consequências do não cumprimento de determinada atividade em específico.
  • 5º: ROTINA SEQUENCIAL – O que realmente funciona é termos uma sequência que fique de fácil entendimento e cumprimento por todos. Não devemos criar rotinas excessivas e inflexíveis, principalmente no momento em que estamos vivendo, afinal isso pode gerar ansiedade e sentimento de prisão na criança, e esse também não é o nosso objetivo.
  • 6º: FLEXIBIDADES NA ROTINA – a momentos em que será preciso flexibilizar a rotina e está tudo bem, afinal os pais precisam lidar com momentos únicos que surgem no dia a dia, e essas flexibilidades ajudam a criança a entender que muitas vezes mudanças podem ocorrer na vida e não depende de nossa organização prévia e que faz parte de uma vida saudável lidar com alterações na rotina de forma harmônica. Mas desde que isso seja a exceção e não a regra. Afinal, viver de imprevistos, passa a ser uma regra.

Me diz ai, como está a rotina da sua família? Como você tem se sentido ao final de cada dia?

Precisando de ajuda, saiba que no Coaching, temos várias técnicas e ferramentas que visam ajudar as famílias em situações de rotina (sono, birras, alimentação inadequada, falta de organização, higiene pessoal, desinteresse nos estudos, uso excessivo de eletrônicos), promovendo mais leveza e tranquilidade para o dia a dia familiar.

Te convido a vir comigo para descobrir e se encantar com os benefícios que o Método CoRE KidCoaching é capaz de proporcionar para sua família.

Sou Sula Resende e ajudo famílias e escolas a lidarem com os desafios na rotina com suas crianças, para que tenham mais harmonia, leveza e tranquilidade.

Sula Resende

KidCoach e Consultora familiar e escolar.

Atendimentos: (31) 99656-6686 (Presencial ou online)

Instagram: @sularesende.kidcoach

Referências: Método CoRE KidCoaching

Deixe uma resposta