Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Passaporte Mineiro do Conhecimento define destinos

Passaporte Mineiro do Conhecimento define destinos

Advertisements
Advertisements

Passaporte Mineiro do Conhecimento define destinos

Passaporte Mineiro do Conhecimento define destinos na segunda edição do Ciclo II: 60 alunos da rede estadual mineira vão estudar em nove países a partir do segundo semestre de 2026, conforme divulgou a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Passaporte Mineiro do Conhecimento define destinos

Com o novo grupo, o programa soma 150 bolsas de intercâmbio. Os 90 primeiros bolsistas já iniciaram viagem neste ano, e agora outros 60 estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) terão a oportunidade de cursar o 2º ano no exterior.

Advertisements
Advertisements

Os destinos confirmados são Itália, Canadá, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Bélgica, França e Argentina. A relação completa dos contemplados e respectivos países está disponível no site da SEE/MG.

Segundo o secretário de Educação, Rossieli Soares, a iniciativa busca “ampliar horizontes, habilidades acadêmicas e competências socioemocionais” dos jovens mineiros. Entre os selecionados está Nicoly da Silva, da Escola Estadual Secretário Olinto Orsini, em Bueno Brandão, que embarcará para a França. Para ela, “será uma transformação inesquecível”.

O Passaporte Mineiro do Conhecimento cobre todos os custos do intercâmbio por até um ano letivo, incluindo passagens aéreas, seguro saúde, passaporte, visto estudantil, acomodação em família voluntária, matrícula, material didático, transporte escolar e ajuda de custo mensal de R$ 1.444,50.

Na edição atual, 3.135 estudantes se inscreveram. A seleção considerou desempenho acadêmico, dedicação e protagonismo, garantindo oportunidades a jovens de diferentes regiões de Minas Gerais. Em 2025, o projeto foi expandido para as 794 escolas de EMTI do estado, alcançando mais de 94 mil alunos em 450 municípios.

O investimento total é de aproximadamente R$ 20 milhões, reforçando o compromisso do Governo mineiro com a democratização do acesso a experiências internacionais. A SEE/MG executa o programa em parceria com a Fundação Helena Antipoff, seguindo diretrizes alinhadas a boas práticas recomendadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Dividido em Ciclo I e Ciclo II, o projeto oferece Trilhas Formativas focadas em competências sociais, emocionais e interculturais, além de incentivar inclusão e diversidade cultural entre os participantes.

No total, 150 jovens mineiros já têm caminho garantido para escolas estrangeiras, onde ampliarão repertórios acadêmicos e culturais, fortalecendo-se para o ensino superior e o mercado de trabalho.

Para acompanhar mais iniciativas educacionais em Minas, visite nossa editoria Brasil e fique por dentro das próximas etapas do programa.

Crédito da imagem: SEE-MG / Divulgação

Advertisements
Advertisements