Outubro Rosa: diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta chances de cura

Outubro Rosa: diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta chances de cura

Spread the love


O mês de outubro começou e com ele a campanha do “Outubro Rosa” que trata sobre a conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de 66.280 novos casos de câncer de mama ao ano no Brasil, o que corresponde a cerca de 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Inca.

A importância da mamografia

O Ministério da Saúde recomenda que diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente – em 95% – as chances de cura. A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

Autoexame das mamas

O autoexame auxilia as mulheres na detecção de algum nódulo ou alguma outra alteração nas mamas. Especialistas recomendam que as mulheres devem escolher um dia na semana após a menstruação para realizar o procedimento. O exame pode ser feito embaixo do chuveiro ou deitada na cama com a mão atrás da cabeça, e a outra mão fazendo movimentos circulares em torno da mama.

Os movimentos devem ser feitos no sentido anti-horário de fora para dentro até chegar no mamilo. Quando a paciente chega no mamilo, é importante que ela o aperte para detectar se há alguma secreção. As secreções transparentes ou avermelhadas indicam que é necessário procurar um médico.

O Ministério da Saúde reforça que as mulheres devem procurar auxílio médico em qualquer situação anormal, e orienta para a realização de exames para detecção e controle.

Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Arte: Gustavo Porfírio


Spread the love

Deixe um comentário