O que você sabe sobre você?

O que você sabe sobre você?

Se alguém te perguntar “quem é você ?”, como você responderia? Cada pessoa terá uma resposta, uma talvez mais simples e curta, outra responderá de maneira mais detalhada e longa.

Cada um tem uma origem familiar onde foi criado sob uma cultura, tradição e costumes geracionais, logo, temos um mundo de informações, interpretações e subjetividades existentes em nossa vida. Pensando em tudo isso te pergunto: quem é você? Responderia da mesma forma como quando começou a ler este texto?

A verdade é que não somos o que pensamos ser, mas o que construímos enquanto somos, sendo assim, vivemos hoje o que construímos ontem.

Assim, como o mundo está em constante mudança, precisamos estar em constante evolução. Percebemos, então, o quanto nosso passado, cultura e costumes tradicionais estão presentes no dia a dia e como isso têm influenciado nossa vida em nossa essência.

Antes de você responder para si quem é você, é preciso analisar quem você foi, como você cresceu intelectualmente, emocionalmente e em que ambiente foi criado. Você precisa saber sobre você para responder pra você quem é você. Esta autoanálise mudará completamente sua visão sobre si próprio e o que dizem sobre você e, até mesmo, sobre suas capacidades e competências. Pense numa semente que um dia se transformou em uma árvore: veja a quantidade de circunstâncias que fizeram parte do desenvolvimento enquanto a semente se transformava em árvore, sem pensarmos nos frutos.

Enfim, quero apenas te provocar a saber o que você sabe sobre você.

” Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos ‘sem querer’.”Sigmund Freud.

Saudações.

Leandro de Paula

Psicanalista

Graduado em Gestão Ambiental

Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho

Whatsapp (31) 9.8282 8267

Instagram: @espacodpessoas;@leandro.psicanalista

Deixe um comentário