Home / COLUNISTAS / Leandro de Paula - Analista comportamental e Palestrante / Nossas escolhas. Confira o artigo do psicanalista Leandro de Paula.

Nossas escolhas. Confira o artigo do psicanalista Leandro de Paula.

Advertisements
Advertisements

Caro leitor, te convido a refletir sobre escolhas, uma coisa que temos que fazer a todo instante, afinal a vida é feita de decisões. Por falar em escolhas, como são as suas? Você já parou para analisá-las? Como tem feito? Quais os motivos ou situações que te levaram a tomar certas decisões e o porquê delas? Analisar este processo, como aconteceu, os motivos e os porquês é extremamente importante em nossas vidas e pode mudar tudo no nosso mundo. Como você pensa que escolhemos as coisas? Podemos ter escolhas conscientes e inconscientes. Quando recusamos escolher algo, na verdade, estamos escolhendo não fazer decisões. Vamos pensar nos bebês: alguns escolhem amamentar mais em um seio que no outro, muitos só adormecem quando são balançados. Será que isso não está relacionado com algum prazer? Claro! Quantas vezes o desejo por prazer nos fazem escolher sem consciência? Lembro-me de uma citação bíblica de Provérbios 4:23: “De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem às fontes da vida.”

As escolhas conscientes são mais seguras e assertivas. Na jornada da vida teremos várias etapas, ciclos ou partes em que teremos que fazer escolhas. É impossível viver sem escolher, a menos que você esteja inválido, pois, neste caso, alguém terá que escolher por você.

Advertisements
Advertisements

 Será que existe um método para efetuar as escolhas na vida? Bom, tenho uma dica: escolha o necessário e o certo, opte pelo que te move e não o que você terá que mover, assim como em outra citação bíblica de Lucas 10:41,42: Mas o Senhor respondeu: “Marta, você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. Apenas uma coisa é necessária. Quanto a Maria, ela fez a escolha certa, e ninguém tomará isso dela”. O certo e necessário é o ponto de equilíbrio para qualquer situação em nossa vida. Sabendo que somos livres para escolher, que possamos sempre analisar nossas opções de escolhas e ficarmos com o lado bom,  necessário e certo.

Até o próximo assunto e boas escolhas!

Saudações.

Leandro de Paula

Psicanalista

Graduado em Gestão Ambiental

Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho

Whatsapp (31) 9.9646-3825

Instagram: @espacodpessoas; @leandro.psicanalista

Advertisements
Advertisements

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *