Fé e devoção: Jornalista celebra entronização e fala da importância da celebração em sua vida
Jornalista José Carlos Vieira

Fé e devoção: Jornalista celebra entronização e fala da importância da celebração em sua vida

Spread the love

O ato da Entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria é a maior demonstração de fé do povo católico de Conselheiro Lafaiete. Nesta sexta-feira, dia 19, as famílias irão se reunir para renovar a consagração aos Sagrados Corações de Jesus e Maria durante o ato religioso instituído por monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho em 1967.
Mas para um devoto que desde criança participa da Entronização, de uns anos para cá, o ato religioso passou a ser mais especial. Em 2012, o jornalista José Carlos Vieira procurou o reitor da Basílica, o padre Marcos Macário Mendes para fazer a doação de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus em resina que havia sido adquirida na cidade de Santos-SP.
Segundo José Carlos, a doação foi feita em agradecimento às conquistas recebidas no ano de 2011, quando ele venceu o Concurso de Jornalismo da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, sendo também homenageado pela Câmara Municipal com uma Moção de Aplauso. A imagem que tem cerca de 30 centímetros, com tom de pele e roupagem em estilo italiano foi abençoada em uma missa na primeira sexta-feira do mês de fevereiro de 2012.
Mas o que José Carlos não esperava é que a imagem fosse se tornar o símbolo do maior ato religioso de Conselheiro Lafaiete. Desde aquele ano, a imagem é levada para a rádio no Dia do Sagrado Coração de Jesus para o ato da Entronização. “Eu não imaginava que isso ia acontecer, mas fico feliz e sinto que meu gesto se tornou parte da história da Entronização”, contou José Carlos.
No ano passado, quando fazia parte do Conselho Municipal de Patrimônio, José Carlos indicou a Entronização dos Sagrados Coração de Jesus para que fosse registrada como Patrimônio Imaterial do município de Conselheiro Lafaiete. Para ele, seria a garantia da preservação do ato religioso para as futuras gerações. Porém, a proposta depende da aprovação da Arquidiocese de Mariana.
Paroquiano da Basílica, José Carlos também lembra com saudade do monsenhor Hermenegildo Adami de Carvalho. “Foi com ele que aprendemos a ter essa devoção ao Sagrado Coração de Jesus aqui em Lafaiete. Tinha muito entusiasmo com Entronização, se preocupava com as famílias, principalmente com os casais. Monsenhor Hermenegildo faz muita falta para a comunidade católica de Lafaiete, mas deixou um grande legado para o povo que é a Basílica e a devoção ao Coração de Jesus e Maria”, finaliza.

Imagem de Sagrado Coração de Jesus doada pelo jornalista


Spread the love

Deixe um comentário