Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Estudantes da Queen’s University presos em Doha após ataque

Estudantes da Queen’s University presos em Doha após ataque

Advertisements
Advertisements

Estudantes da Queen’s University presos em Doha após ataque

Estudantes da Queen’s University presos em Doha após ataque abriram o fim de semana retidos no Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, depois que o espaço aéreo da região foi fechado em reação aos mais recentes bombardeios entre Estados Unidos, Israel e Irã.

Tensão no Oriente Médio paralisa voos

O grupo, composto por alunos do quarto ano de Biologia que retornava de um curso de campo no Sri Lanka, havia decolado rumo a Toronto quando o comandante informou, após 90 minutos de voo, que todo o espaço aéreo próximo estava interditado. A aeronave da Qatar Airways precisou regressar a Doha, onde os passageiros desembarcaram em meio a longas filas e informações desencontradas.

Advertisements
Advertisements

Segundo Claire Haffner, uma das estudantes, o clima era de ansiedade: “Houve um pânico inicial entre meus colegas, mas agora tentamos manter o otimismo”. Muitos adquiriram chips de dados para garantir contato com familiares no Canadá.

Universidade e governo acompanham situação

Em nota, a Queen’s University afirmou estar em comunicação direta com os professores que acompanham a turma, ressaltando que a segurança dos alunos é prioridade. A instituição acionou a parceira International SOS, que oferece suporte multilíngue 24 horas, inclusive para remarcações de voos.

O governo canadense atualizou os alertas de viagem, mencionando risco de novas ações militares em Israel, Catar, Bahrein, Jordânia, Síria e Emirados Árabes Unidos. Companhias que operam rotas entre América do Norte e Oriente Médio já registram cancelamentos e atrasos.

Aeroporto mantém operação limitada

Apesar do fechamento temporário de rotas sobre países do Golfo, autoridades aeroportuárias declararam que as instalações permanecem “seguras e abastecidas”. Reportagem da BBC indica que controladores de tráfego aéreo aguardam coordenação regional para reabrir corredores internacionais.

Enquanto não há previsão oficial para retomada dos voos, os estudantes contam que o aeroporto oferece água, alimentação e acomodação básica. “Estamos cansados, mas em segurança”, reforçou Haffner.

Quer continuar informado sobre os desdobramentos desta crise? Acompanhe as atualizações em nossa editoria Brasil e não perca as próximas reportagens.

Crédito da imagem: Global News

Advertisements
Advertisements