Home / ECONOMIA / Copom deve iniciar redução da taxa de juros, diz Alckmin

Copom deve iniciar redução da taxa de juros, diz Alckmin

Advertisements
Advertisements

Copom deve iniciar redução da taxa de juros, diz Alckmin

Copom deve iniciar redução da taxa de juros, diz Alckmin. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026, que o governo “está confiante” de que o Comitê de Política Monetária (Copom) começará a cortar a Selic na reunião marcada para 17 e 18 de março.

Real mais forte e queda nos alimentos sustentam a previsão

Alckmin listou dois fatores que sustentam a expectativa de afrouxamento monetário: a apreciação do real frente ao dólar e a desinflação dos alimentos. Segundo ele, esses elementos já foram reconhecidos pelo próprio Copom em comunicados recentes e reforçam o espaço para a redução da taxa de juros.

Advertisements
Advertisements

Mais recursos para depreciação acelerada

Diante de empresários reunidos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o ministro informou que sua pasta trabalha para ampliar o orçamento do programa de depreciação acelerada, criado para incentivar a renovação do parque fabril com novos máquinas e equipamentos. “Queremos garantir que o setor produtivo tenha condições de investir antes mesmo da primeira queda da Selic”, destacou.

Financiamento a juros de um dígito

Outra frente de ação envolve a ampliação dos financiamentos de longo prazo com juros de apenas um dígito para a compra de bens de capital. Em 2025, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) liberaram R$ 12 bilhões nessa modalidade. Alckmin pretende superar esse volume em 2026, sinalizando que as conversas com ambas as instituições estão avançadas.

Para o ministro, a combinação de crédito mais barato e taxa básica em queda criará um “ambiente favorável ao investimento”. A expectativa de mercado acompanha essa avaliação: o boletim Focus, do Banco Central, já projeta Selic menor no segundo trimestre.

Copom deve iniciar redução da taxa de juros, diz Alckmin - Imagem do artigo original

Imagem: Estadão Cteúdo

Quer saber como as mudanças na política monetária podem impactar outros setores da economia? Visite nossa categoria Brasil e acompanhe as análises completas.

Crédito da imagem: REUTERS/Adriano Machado

Advertisements
Advertisements