Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Copasa moderniza estações de tratamento de esgoto no Vale

Copasa moderniza estações de tratamento de esgoto no Vale

Advertisements
Advertisements

Copasa moderniza estações de tratamento de esgoto no Vale

Copasa moderniza estações de tratamento de esgoto no Vale do Jequitinhonha após investir mais de R$ 6 milhões em obras que ampliam a capacidade operacional de cinco ETEs e beneficiam cerca de 111 mil habitantes.

Copasa moderniza estações de tratamento de esgoto no Vale

Almenara, Joaíma, Mata Verde, Medina e Pedra Azul receberam intervenções que incluem a construção de leitos de secagem de lodo e escuma, valas para aterro de resíduos sólidos, elevatória de recirculação e serviços de urbanização. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o pacote gerou 40 empregos diretos e modernizou infraestruturas essenciais para o saneamento básico regional.

Advertisements
Advertisements

O gerente regional da Copasa em Almenara, Flávio Campos, destaca que os novos leitos de secagem “fecham o ciclo do tratamento de esgoto de forma segura e sustentável”, transformando resíduos potencialmente perigosos em material gerenciável e, em alguns casos, reutilizável. Ele reforça que o investimento “é um aporte em saúde pública”, ao reduzir riscos de doenças de veiculação hídrica e preservar recursos hídricos.

Entre as entregas, Almenara passou a contar com 12 leitos de secagem; Joaíma ganhou oito leitos, oito valas e uma elevatória de recirculação; Mata Verde recebeu 10 leitos; Medina, seis leitos e uma vala; e Pedra Azul dispõe agora de 10 leitos de lodo, dois de escuma e 10 valas. Todas as unidades foram cercadas, paisagisticamente tratadas e tiveram controle de odores aprimorado, o que melhora a integração com as comunidades vizinhas.

Além dos ganhos ambientais, o tratamento adequado permite que os municípios pleiteiem o ICMS Ecológico, ampliando receitas para ações de preservação. A coleta e o tratamento de esgoto também impulsionam a arrecadação de ISS, geram novos postos de trabalho e valorizam imóveis, efeitos que reverberam no crescimento socioeconômico local. Conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, cada real aplicado em saneamento reduz gastos futuros em saúde e reforça a proteção aos mananciais.

Com as obras concluídas, a Copasa afirma que continuará monitorando a operação das ETEs para garantir eficiência, qualidade e atendimento às normas ambientais vigentes.

Quer saber mais sobre investimentos que impactam a qualidade de vida em Minas? Visite nossa editoria Brasil e acompanhe outras atualizações.

Crédito da imagem: Copasa / Divulgação

Advertisements
Advertisements