Compartimento para descarte de pilhas e baterias são instalados nos Postos de Saúde de Congonhas

Compartimento para descarte de pilhas e baterias são instalados nos Postos de Saúde de Congonhas

Spread the love

As pilhas e baterias são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, causadores de danos irreversíveis. De acordo com a Resolução CONAMA 401 de 2008 as pilhas e baterias possuem como principais metais presentes Mercúrio, chumbo e Cádmio, não podendo ser descartado em lixo comum ou em Outro Descarte irregular.

O correto descarte de pilhas e baterias evita danos à saúde e ao meio ambiente. Pensando nisto, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural está instalando, nos Postos de Saúde da cidade, o compartimento para ser descartados estes materiais.

Os moradores podem levá-las até o coletor que está localizado perto da entrada de cada Posto de Saúde para fazer o descarte. Nesta coleta serão aceitas pilhas alcalinas, recarregáveis, comuns de zinco-manganês, baterias portáteis e baterias de lítio, como as utilizadas nos celulares.

A ação da coleta tem o intuito de contribuir para redução dos efeitos nocivos ao meio ambiente e um programa de descarte correto desses materiais. “Sabemos que a reciclagem tem grande significado não só para o meio ambiente como também para os processos produtivos, pois com ela recuperam-se materiais que podem voltar a ser usados sem que seja necessário retirá-los da natureza”, afirma a Secretária Adjunta da Ana Gabriela Dutra.

Dicas para fazer as pilhas durarem mais

Temperaturas extremas reduzem o desempenho das pilhas. Nunca as armazene em locais quentes ou úmidos;

Remova as pilhas de um dispositivo quando houver previsão de não o usar por um longo período de tempo;

Mantenha as superfícies de contato da pilha e o compartimento da bateria limpos, passando neles uma borracha de lápis limpa ou um pano áspero cada vez que você trocar as baterias;

Não tente recarregar uma pilha a menos que ela seja especificamente rotulada como “recarregável”.

Por Lílian Gonçalves – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Fotos: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural


Spread the love

Deixe um comentário