Como está seu estresse???

Como está seu estresse???

Spread the love

Considera-se Transtorno de Estresse Pós Traumático( TEPT) um transtorno de extrema ansiedade que acontece após um evento traumático. Através das lembranças a pessoa revive o trauma repetidamente  acarretando prejuízos no dia a dia.

Para  o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais ( DSM-V) o TEPT acontece  através da exposição direta a um evento traumático, onde houve ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual. Ou ter conhecimento ou testemunhado um evento traumático ocorrido com outras pessoas.

A pessoa com esse transtorno pode  apresentar lembranças intrusivas, sonhos angustiantes, recorrentes, relacionado com o  evento traumático. Pode até perder a percepção do ambiente ao redor.Com tudo isso apresenta intenso sofrimento psicológico , sente dificuldades de  evitar não só pensamentos e sentimentos angustiantes como procura evitar  pessoas, situações e locais  que acionam  lembranças do evento traumático.  Perde interesse por atividades significativas, apresenta também dificuldade de concentração, alteração do humor e  na qualidade do sono. Desenvolve crenças negativas e exageradas de si mesma, do mundo e de futuro. Pensamentos intrusivos de desconfiança, sensação de desesperança e culpa. Surgindo também emoções disfuncionais de raiva, medo e vergonha . Fica com maior dificuldade em sentir emoções positivas. Pode até sentir como se estivesse fora do seu corpo( despersonalização) ou desrealização( como se tudo ao seu redor fosse irreal). A vida dessa pessoa fica restrita ao sofrimento pois a todo momento revive através das  lembranças o evento traumático .

É importante ressaltar que mesmo ter vivenciado um evento traumático não são todas as pessoas que desenvolvem TEPT.   Se vai desenvolver esse transtorno ou não dependerá da forma como  enfrenta a situação traumática e aciona mecanismos inconscientes.

É necessário que a pessoa busque ajuda quando iniciarem  os sintomas.

 Se você tende a reviver eventos traumáticos como relatado acima  busque  ajuda psicológica e médica.

Observa-se  que algumas pessoas desenvolvem esse transtorno após uma separação ou a perda de um ente querido.

O tratamento psicológico auxiliará o sujeito  no seu autoconhecimento. É importante aprofundar nas causas do conflito, desconstruir crenças, pensamentos  limitantes  e com isso conseguir conduzir a vida com mais satisfação.

Atividades físicas, ioga, meditação entre outras técnicas contribuem também  para o tratamento.

Buscar ajuda é fundamental. Situações difíceis sempre vão ocorrer  mas é possível  gerenciar o estresse sem adoecer.

Renata Fernanda Dias

Psicóloga Clínica

CRP 04/13463

Contato 31 9.9595-6258

Instagran: @psicorenstadias


Spread the love

Deixe um comentário