Home / NOTÍCIAS / GERAIS / Cometa 3I/ATLAS: NASA exibirá imagens inéditas ao vivo

Cometa 3I/ATLAS: NASA exibirá imagens inéditas ao vivo

Advertisements
Advertisements

Cometa 3I/ATLAS: NASA exibirá imagens inéditas ao vivo

Cometa 3I/ATLAS: NASA exibirá imagens inéditas ao vivo Nesta quarta-feira (19), às 16h (horário de Brasília), a NASA fará uma transmissão para revelar imagens nunca vistas do cometa interestelar 3I/ATLAS, diretamente do Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland.

Cometa 3I/ATLAS: NASA exibirá imagens inéditas ao vivo

Detectado em julho por astrônomos do sistema ATLAS, programa financiado pela agência que monitora possíveis ameaças de impacto, o 3I/ATLAS é apenas o terceiro objeto já confirmado vindo de fora do Sistema Solar. A raridade torna cada registro um material precioso para a comunidade científica.

Advertisements
Advertisements

Entre 2 e 3 de outubro, o cometa passou relativamente perto de Marte. Na ocasião, a câmera HiRISE, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), produziu fotografias com resolução de cerca de 30 km por pixel. As imagens mostram a anticauda e jatos de gás e poeira liberados conforme o objeto se aquecia ao se aproximar do Sol.

Apesar da importância, o material permaneceu semanas sem análise por causa do shutdown de 43 dias do governo dos Estados Unidos, que reduziu equipes e atrasou o cronograma de vários setores da NASA.

Durante o evento ao vivo, especialistas como Amit Kshatriya, Nicky Fox, Shawn Domagal-Goldman e Tom Statler explicarão o comportamento do cometa e contextualizarão os dados coletados por diferentes missões. A transmissão poderá ser acompanhada no NASA+, no aplicativo da agência, no site oficial, no YouTube e no Amazon Prime. Perguntas do público podem ser enviadas pela hashtag #AskNASA.

Para quem quiser acompanhar o visitante interestelar em tempo real, plataformas como The Sky Live disponibilizam posição, distância e constelação atuais, além de projeções de rota para os próximos dias.

O 3I/ATLAS foi registrado anteriormente pelo telescópio Gemini Norte, no Havaí, com filtros vermelho, verde e azul, resultando em imagens que evidenciam sua passagem por um céu coalhado de estrelas. Outro conjunto de fotos, capturado pelo satélite europeu ExoMars TGO, também será apresentado na transmissão.

Quer se manter informado sobre novas descobertas espaciais? Visite nossa seção BRASIL e continue acompanhando as atualizações.

Crédito da imagem: Observatório Internacional Gemini/NOIRLab/NSF/AURA/K. Meech (IfA/U. Havaí); processamento de imagem: Jen Miller e Mahdi Zamani (NSF NOIRLab)

Advertisements
Advertisements