Campanha de imunização contra gripe começa nesta segunda-feira (04) em Congonhas

Campanha de imunização contra gripe começa nesta segunda-feira (04) em Congonhas

Spread the love

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas – SMS informa que começa nesta segunda-feira (04) a vacinação contra o vírus da Influenza (que provoca a gripe) para pessoas com idade acima dos 60 anos e também trabalhadores da área da Saúde. Todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s farão a imunização, incluindo as que possuem agenda para o horário do trabalhador.

Porém, a preocupação inicial é para aquelas pessoas com idade acima 70 anos. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, esta faixa público já pode receber, concomitantemente, a 4ª dose contra a Covid-19 (ou 2ª dose de reforço). Para tomar as vacinas contra a gripe e a 4ª dose contra a Covid-19 é necessário levar documento de identificação. Àqueles que tiverem dificuldades para irem à UBS por causa de problemas de locomoção, basta agendar na UBS de referência que as equipes farão a imunização em domicílio.

Os profissionais da Saúde podem procurar a UBS de sua referência para agendar e/ou tomar a vacina contra a gripe. Neste caso, é necessário comprovar o vínculo como trabalhador da Saúde ou o exercício da função. A SMS informa que planeja uma estratégia diferente para atender aos trabalhadores da UPA e do HBJ.

Trata-se da primeira etapa da campanha contra a gripe, que vai até o dia 30 de abril quando acontece o “Dia D de Imunização”. A segunda etapa, que abrange todo o público restante, começa na primeira semana de maio. Lembrando que a estratégia de vacinação depende da liberação e entrega dos imunizantes ao município pelos governos federal e estadual.

A pandemia ainda não acabou:

A SMS ressalta ainda que a vacinação contra a Covid-19 está em vigor. Ao mesmo tempo, faz um apelo àqueles que fazem parte do planejamento de imunização e ainda não tomaram nenhuma dose ou que faltam doses para completar o quadro vacinal que procurem a UBS de sua referência para agendamento e aplicação da vacina. A Organização Mundial da Saúde – OMS alerta que pandemia ainda está longe de acabar, pois as novas variantes descobertas no mundo preocupam por suas formas mais eficazes de transmissão.


Spread the love

Deixe um comentário