Assinado acordo para revitalização do sítio da Varginha do Lourenço em Lafaiete

Assinado acordo para revitalização do sítio da Varginha do Lourenço em Lafaiete

Um importante sítio histórico relacionado a Inconfidência Mineira será restaurado. Foi assinado na sede das Promotorias de Justiça de Conselheiro Lafaiete, o acordo nos autos da Ação Civil Pública ajustando os compromissos e procedimentos para revitalização integral do sítio da Varginha do Lourenço, situada às margens da MG-129 em Conselheiro Lafaiete.

No local ficou exposto o quarto inferior direito do Alferes Joaquim José da Silva Xavier “Tiradentes”. De acordo com o mandato da execução da sentença preferida pela Rainha D. Maria l em 1792. Acredita-se que a gameleira possui mais de 500 anos. No local também abriga ruínas da estalagem que em 1788 sediou encontros de alguns dos inconfidentes que planejavam a independência do Brasil.

De acordo com o Promotor de Justiça e Curador do Patrimônio Histórico, Dr. Glauco Peregrino, foi ajustado que a Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira – OCIM irá doar a área ao município de Conselheiro Lafaiete que ficará responsável pelo lcoal após a conclusão dos trabalhos de revitalização. A Gerdau Açominas S/A, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba – ADESIAP, assumiu o compromisso de elaborar e executar o projeto global de revitalização.

O projeto deverá ser submetido à análise e à aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA, visto que a área possui tombamento estadual.

Fonte Lafaiete Agora

Fotos Célio dos Santos

Deixe um comentário