Sabemos que o câncer é uma doença que não escolhe idade,cor , tamanho, além de existir a disponibilidade genética para a sua evolução.
Não sabemos se teremos ou não ,quando teremos se estamos realmente expostos ou geneticamente marcados,mas sabemos que com prevenção e cuidados alimentares a chance de desenvolver algum tipo de câncer diminuí mais de cinquenta por cento.
Várias pesquisas científicas demonstram que uma alimentação variada e cuidados diários com a alimentação e com o corpo diminuem sua recorrência. Destas, seguem cinco passos relacionados com a nutrição que ajudam a reduzir este risco (recomendações são baseadas em evidências e estudos.)
1- Incluir diariamente o consumo de verduras,frutas e grãos integrais e feijões.
• Preencha pelo menos 2/3 de seu prato com verduras, frutas, grãos integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha…), nozes e sementes.•
Inclua pelo menos 3 porções de frutas e verduras frescas na dieta. Prefira: frutas vermelhas (amora, framboesa, uvas, cerejas, ameixa, melancia,entre outras), cítricas (laranja, abacaxi, maracujá, limão)maçã, pera e melão. Entre as verduras prefira as folhas verdes, couve-flor, brócolis, tomate, cenoura e abobrinha.
2- Ingerir menos carne vermelha e evite comer carnes processadas
• Alimentos de origem animal devem ocupar no máximo 1/3 de seu prato.
• Não coma mais de 500g de carne vermelha por semana (ex: 5 bifes pequenos).
• Evite comer as carnes processadas e embutidos como: linguiça, salsicha, salame, presunto, rosbife, toucinho,etc.
• Não consuma carne defumadas, curadas ou conservadas com sal ou conservantes.
3- Diminua o máximo do sal,evite alimentos salgados e processados com sal(sódio)
• Limite seu consumo diário de sal a menos de 2,5g (1 colher de café).
• Lembre-se que os seguintes alimentos processados contém alto teor de sódio: sopas, pizza, cereais matinais, pães, comidas congeladas, alimentos enlatados (milho, ervilha, atum, sardinha, etc) ou em vidros (palmitos, picles), doces e algumas sobremesas.
• Verifique nos rótulos dos alimentos a quantidade de sódio.
• Utilize temperos naturais nas preparações como alho, cebola e ervas arómaticas (salsa, coentro, orégano salsão, manjericão, etc).
4- Evite refrigerantes e bebidas açucaradas com baixo valor nutritivo
• Bebidas açucaradas incluem: refrigerantes, energéticos, sucos industrializados ou naturais acrescidos de açucar, isotônicos, café adoçado.
• Alguns alimentos como balas e doces caramelizados, pastels, tortas, bolachas recheadas, sorvetes de massas, salgadinhos e fast food, são ricos em carboidrato e gordura para melhorar seu sabor. Estes devem ser evitados ao máximo.
• Em excesso, alimentos ricos em calorias e bebidas açucaradas podem levar ao aumento de peso e o risco de cancer.
5- Não consuma álcool ou evite recomendação é não beber, porém, se ingerir, a quantidade de álcool deve ser moderada.
Se beber socialmente , fique alguns dias sem ingerir ou faça uma reeducação Detox.
Lembre se nenhum alimento traz benéficios isoladamente , é o equilíbrio e conjunto de combinações ,cores e sabores que beneficiará o corpo como um todo.
Se cuide,se previna.Seu corpo agradeçera a longo prazo.PREVENÇÃO sempre será o melhor tratamento.A disposição
Ingrid Lopes kelmer
Nutricionista funcional e preventiva