A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Ouro Preto foi realizada, na quarta-feira (11), e reuniu 180 pessoas no Centro de Artes e Convenções da UFOP, entre autoridades, especialistas e a comunidade. Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, o evento discutiu políticas públicas voltadas à terceira idade.
Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a conferência destacou a necessidade urgente de ações integradas entre o poder público e a sociedade. Os debates foram estruturados em cinco eixos, que discutiram o financiamento para ampliar e garantir direitos, proteção à vida, saúde e cuidado integral, enfrentamento ao abandono e à violência, protagonismo comunitário e o fortalecimento dos conselhos.
Para o prefeito Angelo Oswaldo, ampliar o debate e promover a mobilização coletiva é muito importante. “Como idoso, estou sempre presente e atuante porque esse trabalho não é só da Prefeitura ou dos agentes públicos, é feito em parceria com a sociedade organizada e as entidades. Só assim alcançamos êxito nas políticas em favor da pessoa idosa”, ressaltou.
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, reforçou a necessidade de criar uma rede de apoio para que o cidadão tenha mais tranquilidade na velhice. “Não estamos preparados para cuidar da pessoa idosa. Mas queremos chegar aos 100 anos com dignidade e isso exige trabalho conjunto entre poder público, entidades e cidadãos”, afirmou. Atualmente, existem cerca de 14 mil ouro-pretanos acima de 60 anos no município e a expectativa é de que, em 2050, o número triplique.
Ao debater o assunto, Ouro Preto tem avançado em ações voltadas para o tema. Conforme o presidente do Conselho Municipal, Nilson Gonçalves, a legislação municipal foi modernizada e quase R$ 2 milhões foram investidos em entidades, por meio de editais. Além disso, atividades foram direcionadas para os distritos. “Não há mais tempo para postergar. Precisamos de políticas concretas, que coloquem a pessoa idosa no centro”, declarou.
O geriatra e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Fausto Pimenta, e o diretor de Desenvolvimento Social de Ouro Branco, Daniel Cerqueira, palestraram durante a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Grupos temáticos elaboraram 75 propostas, que serão apresentadas nas etapas Estadual e Federal. Foram eleitos três delegados titulares, dois da sociedade civil e um governamental, e três suplentes, para representarem Ouro Preto.
Delegados
Titulares
Vicente de Paula Custódio
Ana Maria dos Santos Reis Campos
Maria da Glória dos Santos
Suplentes
Natália Onuzik
Mami Lali
Nilson Gonçalves
Texto: Laura Borges
Revisão: Greiza Tavares
















