15 de abril – Dia Nacional da Conservação do Solo

15 de abril – Dia Nacional da Conservação do Solo

Spread the love

Em 1989, através da lei 7.876 e com iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o dia 15 de abril foi definido como o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data escolhida é uma homenagem ao conservacionista norte-americano Hugh Hammond Bennett (1881 – 1960), considerado pioneiro na conservação dos solos.

Segundo Relatório de 2016 do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com participação da Embrapa Solos, 33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação. Entre outros prejuízos, como selamento da terra – que agrava as enchentes – e perda de fertilidade, os solos degradados captam menos carbono da atmosfera, interferindo nas mudanças climáticas. Por outro lado, quando gerido de forma sustentável, o solo pode desempenhar um papel importante na diminuição das alterações climáticas, por meio do sequestro de carbono e outros gases de efeito estufa.

Para obtenção de resultados expressivos é necessário o envolvimento de toda a sociedade, uma vez que interessa a todos a preservação dos solos, a manutenção de sua produtividade e a redução dos processos erosivos. Abordando o assunto de maneira sistêmica, sob os aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais é possível tentar controlar o problema.

A comemoração tem por objetivo enfatizar a importância do tema assim como o pensamento crítico sobre a importância real do recurso natural solo e sua necessidade de conservação. É muito importante também apoiar atividades que utilizem técnicas que conservem o solo geram pressão na agropecuária e demais atividades antrópicas para cada vez mais se preocupar com a conservação do recurso natural solo e a sustentabilidade.

Conscientize-se e preserve.

Compartilhe a importância desta data!

Rafaela Faria -jornalista


Spread the love

Deixe um comentário