Workshop gratuito oferecido pela Gerdau trata os novos caminhos para uma educação mais eficaz

Workshop gratuito oferecido pela Gerdau trata os novos caminhos para uma educação mais eficaz

A interrupção das aulas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus tornou imperioso suprir o espaço físico antes ocupado dentro da sala de aula. Diante desse desafio, o QG da Inovação, hub digital que conecta o ecossistema de inovação do Alto Paraopeba, realiza no próximo dia 31 de agosto, das 19 às 21 horas, o workshop “O novo professor”, com o patrocínio da Gerdau.

O evento online e gratuito, voltado para professores, estudantes de pedagogia, líderes comunitários e interessados em educação, será apresentado no canal da SCIO digital (no YouTube) e terá como intuito oferecer diferentes possibilidades para lidar com os novos desafios, principalmente no que se refere à utilização de ferramentas digitais para a aprendizagem.

Segundo a analista ambiental do Programa de Educação Ambiental Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune, é um momento desses líderes se reinventarem. “Estamos, a todo momento, desenvolvendo diferentes metodologias de educação para diversas idades. E a tecnologia é um aliado do educador e do aluno. E precisamos entender como as ferramentas podem nos auxiliar nesse processo”.

Para Dyego Fernandes, agente do QG da Inovação e mediador do workshop, a pandemia acelerou ainda mais a utilização de ferramentas digitais para a aprendizagem, realidade que já havia sido diagnosticada pelo hub durante encontro (meetup) com professores, pais e alunos da rede pública de Congonhas.

O treinamento vai apresentar cinco pilares: novo mindset, a nova escola, o novo ensino, a nova tendência e a nova inclusão. Todos esses conteúdos foram desenvolvidos em conjunto com as startups SCIO, que ajuda estudantes de todas as idades, e Acesse-me, voltada para pessoas com deficiência”.

Distanciamento social

A orientação profissional será o pontapé inicial do workshop, que será pautado em aprimorar o relacionamento escolar durante a fase de distanciamento social, fortalecendo pilares de comunicação e compartilhamento de conteúdo, além de propor o progresso dos estudantes com a prática de feedaback e empatia. O evento abordará também novas tendências em educação pós-pandemia, entre elas, o exercício da criatividade na elaboração das aulas para atingir o máximo de alunos possível, e a criação de formas eficazes de avaliar o aprendizado.

Para Dyego Fernandes, ao cultivar um novo mindset, que nada mais é que uma nova forma de pensar a educação, não existe fórmula mágica. “A proposta é que o foco passe do ensino para a aprendizagem ativa, apresentando o professor como facilitador na busca por conhecimento e contando com interações diversas para resolver problemas educacionais tão complexos, conclui.

SERVIÇO

Workshop “O novo professor”

Data: 31/08/2020, às 19 horas

Inscrições: Sympla.com/onovoprofessor

Informações: (31) 99847-9470 / (31) 98721-8620

Deixe uma resposta