Você já parou pra pensar na quantidade de lixo gerado em poucas horas de festa?

Você já parou pra pensar na quantidade de lixo gerado em poucas horas de festa?

Spread the love

Essa época é ótima para levar em pauta, a sustentabilidade!!!

Existem muitas ideias que não geram um custo para o planeta. Entre os principais fatores a serem pensados, é sobre o cuidado ao escolher fornecedores contratados. Verifique se eles possuem certificações ambientais e quais são suas práticas em sustentabilidade com os materiais que serão utilizados e sua LOGÍSTICA, o tipo de alimentação, o deslocamento das pessoas e o “descarte correto dos resíduos” produzidos na festa de réveillon.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), são produzidas 160 mil toneladas diárias de resíduos sólidos no Brasil – 30 a 40% destes resíduos podem ser reciclados segundo o instituto – porém, apenas 13% dos itens são encaminhados para a reciclagem.

Para te ajudar com as confraternizações de fim de ano, vou colocar abaixo algumas sugestões, e ainda ser sustentável!

1)Dê preferência para as latas de alumínio!

O Brasil é campeão do mundo em reciclagem de latinhas, com mais de 97% de taxa de reciclagem. Por isso, dê preferência para as latas. Afinal, é quase certeza que ela será reciclada e reinserida no mercado.Itens com alta reciclabilidade são sempre a melhor opção!

2)Recuse ou reduza utensílios descartáveis!

Pratos e talheres costumam ser um dos maiores vilões nas festas e não apenas pelo grande acúmulo de lixo, mas principalmente por serem itens de uso único, que vão demorar séculos para se decompor no meio ambiente, por isso, se for possível, troque por utensílios reutilizáveis ou de vidro. Também é possível comprar copos e pratos de papel, que são vendidos em diversas opções de decorações.

3)Dê preferência a alimentos cultivados na sua região ou em local próximo, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício, além de usar frutas, legumes e verduras orgânicos e da época;
Planeje-se e compre a quantidade de alimentos que será consumida, exageros acarretam desperdícios.

4)As embalagens também merecem uma atenção especial. Cerca de 30% de todo o lixo produzido no Brasil é formado por embalagens e isso causa grande impacto ao meio ambiente. Opte por embalagens mais simples e que possam ser reutilizadas. Na hora do descarte, encaminhe o material para reciclagem.

5) Cuide dos resíduos que você gerar na “virada”, não deixe nada pra trás. Infelizmente, é comum, depois de festas, vermos “lixo” jogados no chão. O ideal é disponibilizar lixeiras recicláveis, e lixeira para apenas os orgânicos, e sinalize aos convidados.

6)Repense na roupa, que irá vestir. Vá lá no seu guarda roupa e reveja, quem sabe você possa combinar uma peça com a outra. E cá pra nós, qual o problema em repetir o “look”? E caso, for comprar, escolha peças “úteis”, veja a durabilidade da peça e que satisfaça o seu gosto pessoal.

Essas dicas, servem não só para o fim de ano, mas também em nosso cotidiano.

Um feliz ano novo SUSTENTÁVEL e boas festas!

Texto escrito pela colunista e jornalista Rafaela Faria
Pós graduada em MBA em Gestão da Produção e
Logística Empresarial




Spread the love

Deixe um comentário