Julho é o mês dedicado à redução do uso de plástico, em especial os descartáveis de uso único. O mês foi escolhido por uma Instituição Australiana em 2011 para inaugurar o movimento Plastic Free July. Desde então, o #PlasticFreeJuly se tornou um movimento global com o objetivo de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico. A produção e o consumo só crescem a cada ano, tornando-se bem maior que o tratamento dos resíduos (reciclagem). O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) produziu um relatório em 2019 sobre o problema do lixo plástico no mundo, revelando que os oceanos recebem aproximadamente 10 milhões de toneladas de plástico todos os anos e tendem a continuar recebendo essa quantidade (ou mais) até 2030. No Brasil, o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, é produzido aproximadamente 1kg de lixo plástico por habitante a cada semana.
O Brasil também é um dos que menos recicla, menos de 2% de todo resíduo é efetivamente reciclado no país. Mas é possível colaborar para reduzir boa parte destes impactos, pensando em novos hábitos, tendo atitudes mais responsáveis com a nossa vida e de toda a biodiversidade terrestre. Essa mudança também precisa partir de indústrias, do mercado do plástico virgem e de produtores dispostos a encontrar soluções mais sustentáveis ao investir na reciclagem do que já se tem produzido e utilizando materiais reciclados para novos produtos.
Cada pessoa pode começar essa mudança em casa com atitudes simples, como trocar produtos descartáveis pelos produtos reutilizáveis e mais ecológicos, descartar o lixo de forma adequada, reduzir o consumo desenfreado planejando melhor o dia-a-dia.
Confira algumas atitudes sustentáveis que você pode adotar. Mais informações no @_paisagens_rafaela

Colunista com assuntos relacionados a sustentabilidade, logística reversa e meio ambiente
Rafaela Faria é formada em Jornalismo com MBA em gestão da produção e logística empresarial / logística reversa