Vibra dobra importação de diesel para abril, diz CEO
Vibra dobra importação de diesel para abril e garante que o combustível não faltará nos cerca de 8,5 mil postos com bandeira Petrobras, afirmou o presidente-executivo Ernesto Pousada, em entrevista nesta sexta-feira (20).
Vibra dobra importação de diesel para abril, diz CEO
A declaração ocorre após o sindicato que representa Vibra, Raízen e Ipiranga alertar o governo e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre risco de desabastecimento, pedindo a retomada de leilões da Petrobras. Pousada explicou que os estoques da distribuidora estão mais baixos que o habitual, mas serão recompostos com compras externas já contratadas.
Segundo o executivo, a Petrobras reduziu o volume que normalmente fornece para abril. Diante disso, a Vibra buscou alternativas no mercado internacional e dobrou o montante originalmente planejado. “Os navios já estão a caminho do Brasil e teremos o diesel disponível”, garantiu.
Pousada acrescentou que conflitos no Oriente Médio dificultam a logística mundial de combustíveis, elevando preços e limitando a oferta de alguns países. “Há produto no mercado, embora um pouco mais caro e difícil de encontrar”, afirmou, reconhecendo que a estatal brasileira tem “feito todos os esforços possíveis” para ampliar o suprimento. A Petrobras, inclusive, liberou volume adicional de gasolina nesta semana.
Atualmente, a estatal atende a mais de 50% da demanda nacional de diesel; cerca de 20% vêm de refinarias privadas e o restante é importado por diversos agentes. Fontes do setor ouvidas pela agência Reuters avaliam que um reajuste de preços pela Petrobras abriria nova janela de importação para outros players, aliviando a pressão sobre o mercado.

Imagem: Reuters
O governo federal anunciou subvenção de R$ 0,32 por litro para o diesel, mas Pousada lembrou que a diferença entre o custo de importação e o preço praticado pela Petrobras chega a R$ 2,50. Mesmo assim, a Vibra participará do programa, considerando o cenário fiscal do país.
Para acompanhar mais notícias sobre abastecimento e energia, visite nossa editoria de Brasil e continue informado.
Crédito da imagem: Vibra Energia/Divulgação















