Vai ser mesário nessas eleições? Confira as dicas de segurança do TSE!

Vai ser mesário nessas eleições? Confira as dicas de segurança do TSE!

Spread the love

Os protocolos de proteção individual foram elaborados com base no Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral.

As eleições municipais estão chegando e é imprescindível que todos possam participar com segurança, tanto os eleitores quanto os trabalhadores designados para as funções. 

Os mesários receberão materiais oferecidos pela Justiça Eleitoral, os quais foram recebidos a partir de doações ofertadas por várias instituições. 

Confira os protocolos e orientações de segurança: 

  • As máscaras descartáveis deverão ser trocadas a cada quatro horas, e o face shield (protetor facial) deverá ser utilizado durante todo o tempo de permanência nos locais de votação.
  • Quando o eleitor exibir o documento esticando o braço, o mesário deverá verificar a distância sem encostar em nada. Se tiver dúvida na identificação, o mesário pode pedir para o eleitor se afastar dois passos para trás e abaixar brevemente a máscara para confirmar se aquele documento corresponde à pessoa. Por fim, se o eleitor não levar a própria caneta, será necessário borrifar álcool na caneta de uso comum após o uso de cada eleitor.
  • Se o mesário precisar sair de sua seção, a cada vez que retornar, deverá limpar sua respectiva cadeira e mesa com álcool 70%.

Para além, haverá um local específico para os mesários fazerem suas refeições, o qual deve ser, preferencialmente, em espaço aberto com ventilação natural e com distância mínima de dois metros das outras pessoas.

Eleitores ou mesários que estiverem com febre no dia da votação ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão ficar em casa. No caso dos eleitores, é possível justificar a falta por esse motivo. Já os mesários precisam comunicar imediatamente à sua zona eleitoral para que seja providenciada sua substituição.

Fonte: TSE


Spread the love

Deixe um comentário