Unidade de Vigilância em Zoonoses continua realizando cirurgias de castração de cães e gatos em Congonhas

Unidade de Vigilância em Zoonoses continua realizando cirurgias de castração de cães e gatos em Congonhas

Spread the love

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas – SMS, por meio a Unidade de Vigilância em Zoonoses – UVZ, informa que continua realizando cirurgias, agendadas, para esterilização de cães e gatos, com foco principal na população de rua e de animais pertencentes a famílias com baixa renda do Município.

A equipe de veterinários da SMS atende no canil municipal, de segunda a sexta-feira, no horário comercial. Porém, mesmo com todo o trabalho desenvolvido, a população de cães e gatos segue aumentando, sendo necessário o apoio do Castramóvel para mutirões destas cirurgias e auxiliar no controle destes animais.

O setor de Zoonoses informa que tem uma grande lista de espera e segue realizando o trabalho. Assim, a SMS orienta a comunidade congonhense que tutora animais em casa e tem condições financeiras para procurar um veterinário ou clínica veterinária particular e proceder a castração. Desta forma, evita-se o crescimento populacional de cães e gatos no Município.

Aqueles que não possuem condições financeiras podem procurar a Unidade de Vigilância em Zoonoses pelo do telefone 3732 1220 e fazer sua ficha. Quem já possui a ficha deve aguardar o agendamento. As cirurgias são realizadas no Canil Municipal, no bairro Plataforma exigindo planejamento para a realização dos procedimentos.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses informa ainda que alguns animais sadios recolhidos ficam à disposição para adoção, já que o local é de curta permanência. Quem desejar um animalzinho amigo, já tratado, vermifugado e com chip de rastreamento, basta entrar em contato que os profissionais farão avaliação do tutor para garantir que seja uma amizade duradoura. O telefone é o mesmo: 3732 1220.

Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas

Foto: Arquivo Secretaria Municipal de Saúde


Spread the love

Deixe um comentário