Sua alimentação favorece à você energia e disposição?

Sua alimentação favorece à você energia e disposição?

Sabemos que estamos em tempos de auto-cuidado e esse cuidado inclui a escolha na alimentação, inclui prevenção através da alimentação, inclui resultado positivo através da alimentação.
E você tem energia e disposição para o seu dia a dia ???

São tantas preocupações, compromissos ,responsabilidades que isso acaba sulgando a nossa energia boa fazendo com que os nosso corpo sinta esse desconforto, fazendo com que o nosso dia não conclua conforme planejado.

Alimentação também é planejamento,o corpo reage de acordo com sua escolhas.

Os cuidados com a alimentação são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Pensando nisso,listei dez alimentos que dão mais energia e disposição.
Sendo a maioria deles preferidos dos brasileiros.
Veja abaixo quais são eles e inclua-os nasua vida.

  1. Açaí
    O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.
    Mas não abuse,o ideal é consumir 2x por semana associado a outras frutas, sucos e vitaminas.
  2. Água de coco

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.
A bebida mais pedida nas praias.

  1. Banana

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.
Uma banana ao dia é fundamental,em caso de treinos ou atividades física pode consumir 2 a 3 ao dia.

  1. Guaraná em pó

O guaraná é fonte de cafeína um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.
Não se deve abusar do guarana em pó,1 colher de sobremesa ao dia é essencial.

  1. Ovo
    Cozido, mexido (em frigideiras antiaderentes, para evitar o uso de óleo) ou pochê,ou de diversas maneiras, o ovo tem poucas calorias e muitos nutrientes, como proteínas, ferro e colina, vitamina do Complexo B que colabora com as funções cerebrais e a produção de energia.
    Dois ovos no café da manhã disposição para seu dia.
  2. Chá verde

O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.
Uma xícara de chá é essencial por dia.

  1. Oleaginosas

As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.
Inclua uma colher de sopa ao dia de oleaginosas nas suas refeições.

  1. Mel

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio.
Uma colher de sopa em jejum é ótimo para imunidade e prevenção de gripes e resfriados.

  1. Aveia

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

  1. Chocolate Amargo

O chocolate amargo é fonte de antioxidantes que, além de retardarem o envelhecimento precoce, auxiliam na saúde do coração. Possui cafeína, o que ajuda a manter o corpo alerta e mais disposto.
Uma pedacinho de chocolate ao dia te gera inúmeros benefícios.
Quem vive sem o chocolate,não é mesmo?

Além desses alimentos, existe inúmeros alimentos que temos acesso no nosso dia a dia que nos favorece muita disposição .
O importante é manter o equilíbrio e usar na medida certa, para garantir a sua energia e você viver mais disposto e feliz !

Qualquer dúvida à disposição
Ingrid Lopes kelmer
Nutricionista funcional

Deixe uma resposta