Setembro é o mês de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio

Spread the love

Junto com as flores da primavera, o mês de setembro, também, vem nos lembrar, da importância da prevenção ao suicídio. Conhecido como setembro amarelo, essa luta, que deve ser diária, ganha ainda mais visibilidade nesse mês.

No Brasil, em meados de 2015, o Centro de Valorização à Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psicologia, deram um ponta pé inicial para que algumas medidas protetivas fossem tomadas a fim de cuidar e zelar melhor pela vida daqueles que sofrem.

Estudos apontam que, em 100% dos casos de suicídio, em todos eles, há uma relação com doenças mentais não diagnosticas ou tratadas incorretamente e que, ainda, 90% das mortes poderiam ter sido evitadas com o auxílio de profissionais de saúde mental.

No âmbito familiar, o diálogo deve ser sempre uma porta aberta para abordar aquele que necessita, seja por questões físicas e emocionais; preconceito e descriminação; orientação sexual e bullying; entre outros.

Dentro de uma empresa, se faz cada vez mais necessário, oferecer aos colaboradores uma qualidade de vida física e mental, assim sendo, todos podem realizar suas tarefas com maior engajamento, eficiência e motivação.

Durante todo esse mês as equipes de Saúde Mental de Congonhas promoverão palestras em vários lugares da cidade, dentre eles estão os PSF,s, Hospital Bom Jesus e o Presídio. As palestras têm o intuito de levar informação sobre o tema e a melhor maneira possível de auxiliar e cuidar de pessoas próximas, estejam elas nas escolas, no trabalho ou em casa.

É importante reforçar que este cuidado deve ser diário. O mês de setembro ajuda a estimular a busca de tratamento e reduzir os impactos de depressão e suicídio sobre a saúde mental de parentes e amigos de pacientes.

A depressão, em muitos casos, começa de forma silenciosa e pode tomar grandes proporções se não tratada. Transtornos mentais, impulsividade, organizar detalhes e fazer despedidas, eventos adversos na infância e na adolescência, fatores estressores, entre outros motivos, fazem parte da lista de fatores de risco e sinais de alerta que podem auxiliar na prevenção ao suicídio, que infelizmente, é uma das grandes causas de mortalidade no Brasil e no mundo.

Por isso a informação é o melhor caminho para que se consiga ajudar alguém de forma efetiva e segura. A Prefeitura Municipal de Congonhas oferece uma grande rede de apoio e profissionais qualificados para tratar cada caso com cuidado e dedicação. Procure os Serviços de Saúde Mental de nossa cidade. A vida é a melhor escolha.

Texto: Monalisa Gomes

Artes: Governo Federal


Spread the love

Deixe um comentário