A Casa do Professor de Congonhas recebeu, no último dia 02 de junho, o encontro com os pedagogos da rede pública municipal de ensino cujo objetivo foi discutir os desafios e possibilidades de atuação com as crianças com transtorno específico de aprendizagem. O tema do encontro foi: “Compreendendo a dislexia – Modelo de Resposta à Intervenção – RTI”.
Nesse encontro, que é o primeiro de vários que irão ocorrer para tratar do assunto, foram repassados conhecimentos teóricos. Posteriormente, serão oferecidas oficinas de práticas pedagógicas com a intenção de elaborar estratégias mais eficientes e individualizadas, num processo contínuo e sistêmico de monitorização, para tomada de decisões mais assertivas em relação aos resultados das aprendizagens dos estudantes da rede municipal.
O Modelo de Resposta à Intervenção – RTI baseia-se nos procedimentos de identificação e intervenção precoces dos estudantes de risco para os Transtornos de Aprendizagem. O RTI está sendo implementado no Município na forma de Projeto Piloto em algumas escolas da rede indo ao encontro a LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021, que: “dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem”.
O encontro com os pedagogos da rede pública municipal de ensino foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação – Semed, ministrado pela fonoaudióloga Márcia Adriana Alcântara Lemos de Oliveira, que atua no Núcleo de Apoio Educacional da Semed.
Por Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Foto: Semed