Segunda fase dos Valores Esquecidos em banco já tem data pra começar?

Segunda fase dos Valores Esquecidos em banco já tem data pra começar?

Spread the love

Confira todas as últimas informações da segunda fase do programa de valores esquecidos a receber do Banco Central

A segunda fase de pagamento dos valores ‘esquecidos’ em bancos estava prevista para se iniciar no dia 2 de maio, contudo, a greve dos servidores do Banco Central (BC), acabou interferindo na data de início do programa.

Em nota enviada na semana passada, o BC avisou que a greve acabou prejudicando o cronograma devido ao desenvolvimento de melhorias do Sistema de Valores a Receber (SVR).

Nesse sentido, o prazo acabou sendo adiado e ainda não há uma definição de quanto a nova etapa será iniciada. Todavia, o Banco Central informou que as novas datas serão comunicadas com a devida antecedência.

No total, o Sistema de Valores a Receber deverá devolver cerca de R$ 8 bilhões aos bolsos de pessoas físicas e empresas em todo país.

Primeira fase do SVR

Quando a segunda fase de consulta do dinheiro esquecido começar, serão incluídas mais sete novas fontes de recursos que não foram sacados pelas pessoas.

Conforme o Banco Central, nesta segunda etapa R$ 4,1 bilhões serão devolvidos ao bolso dos brasileiros e são provenientes das seguintes situações:

  1. Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  2. Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  3. Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  4. Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  5. Entidades em liquidação extrajudicial;
  6. Fundo Garantidor de Crédito;
  7. Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Outra novidade para a segunda etapa comparada à primeira está na agilidade da consulta e recebimento dos valores esquecidos em bancos.

Isso porque na primeira fase o cidadão consultava se tinha algum valor a receber, onde, caso tivesse era programado um outro dia para poder consultar qual era o valor e solicitar o resgate.

Já na segunda etapa, no primeiro momento em que o trabalhador consultar que possui dinheiro esquecido, já será possível consultar qual é o valor e consequentemente solicitar o resgate.


Spread the love

Deixe um comentário