Segunda etapa do Projeto “Artes nas Estações” começa dia 20 em Lafaiete

Segunda etapa do Projeto “Artes nas Estações” começa dia 20 em Lafaiete

Spread the love

A cidade de Conselheiro Lafaiete recebe a segunda etapa do projeto Arte nas Estações, com a mostra itinerante, a Exposição “Entre o céu e a terra”, montada no Museu Ferroviário em Conselheiro Lafaiete. O Projeto de três exposições itinerantes, traz ao público um recorte do Museu de Arte Naïf (fechado em 2006) para as cidades de Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, totalizando nove coletivas ao longo de cerca de seis meses.

As aberturas das mostras nesta segunda fase, “Sofrência” na cidade de Congonhas, “Entre o céu e a terra” em Lafaiete e “A ferro e fogo”, em Ouro Preto; acontecem respectivamente nos dias 19, 20 e 22 de abril.

O Arte nas Estações conta com curadoria de Ulisses Carrilho, patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Sherwin Williams e apoio da Fundação Hees na parte educativa.

Além das exposições, o Arte nas estações, conta com um amplo programa educativo que investe na perspectiva social da arte. O objetivo é não somente convocar público para as três exposições apresentadas pelo projeto, mas construir saberes em parceria direta com as comunidades locais.

Concebido e coordenado pelas educadoras Janaína Melo e Jana Janeiro, o programa educativo que acompanha o projeto tem como objetivo facilitar o entrelaçamento das obras exibidas com a memória visual, cultural e musical brasileira, fomentando múltiplas formas de gerar e compartilhar conhecimento. Para tanto, o educativo cria oportunidades de diálogo com professores, alunos, artistas, produtores culturais e demais moradores, bem como turistas que visitam as três cidades mineiras.

“O acervo de arte popular tem o potencial de construir vínculos com cada cidade, se conectando a diferentes saberes, histórias e tradições. Propomos, por meio de uma escuta ativa com os públicos, estabelecer o desenvolvimento de processos educativos. Com isso, visamos promover a criação e o fortalecimento de vínculos sociais que contribuam para a articulação de ações formativas e culturais”, afirma Janaína Melo.

“Com base nos recortes curatoriais das três exposições, procuramos tecer aproximações e envolvimento com o cotidiano, práticas do trabalho, festas, ritos, religiosidades e paisagens que conectam o programa às manifestações de alegria, lazer e amor”, comenta Jana Janeiro

A abertura da mostra em Lafaiete acontece na próxima quinta-feira, 20 de abril, as 16 horas. A exposição “Entre o céu e a terra” ficará aberta à visitação pública de até dia 18 de junho, de quinta a domingo, das 9h às 17 horas, no Museu Ferroviário.


Spread the love

Deixe um comentário