Secretaria Municipal de Educação lança a Plataforma Avelina Noronha de Educação Conectada

Secretaria Municipal de Educação lança a Plataforma Avelina Noronha de Educação Conectada

Está sendo lançada neste dia 17 de agosto a Secretaria Municipal de Educação irá lançar uma plataforma para congregar diversas ferramentas para suporte das aulas em formato on-line. A proposta da Secretaria é ter um site de acesso intuitivo para alunos e servidores da Rede Municipal de Ensino e nesse sentido promover uma melhor dinâmica para este ainda novo formato de oferta de aulas.

Para a noite de lançamento que será transmitida no YouTube da SEMED https://youtu.be/_vswIJ6wIHU será ministrada palestra com a Profa. Dra. Angela Dalben, doutora em educação pela UFMG, secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte. Em sua trajetória de ensino, a Dra. Angela coordenou o curso de Pedagogia, foi professora e diretora da Faculdade de Educação da UFMG. Na Secretaria de Estado de Educação foi diretora da Escola de Formação Magistra. O tema de sua participação será: Os desafios da educação pós COVID-19 e será um momento de debate junto aos diversos segmentos do Sistema Municipal de Ensino. Os participantes que queiram enviar suas perguntas podem fazê-la pela ferramenta Menti no link: https://www.menti.com/6689pryt7c A Plataforma

Com a instalação da plataforma será possível ter acesso ao Google Educação, que disponibilizará para todos os mais de 13.000 usuários salas de aula totalmente on-line e uma infinidade de ferramentas educativas. Também será possível o agendamento e gravação de classes e reuniões sem limite de tempo e para 250 usuários simultâneos. Essa ferramenta é uma parceria celebrada entre a SEMED e a empresa internacional Google.

Outra ferramenta disponível é a SENECA que é um módulo educativo para fornecimento de questões a abranger o conteúdo lecionado em sala de aula. Este aplicativo desenvolvido por pesquisadores do Reino Unido usa as funções da neurociência para aprimorar conteúdos entregando para os professores os níveis de aprendizado de seu alunado aferido por meio das resoluções dos exercícios propostos.

O site ainda disponibilizará o Moodle, um ambiente virtual para gestão de documentos e acesso administrativo. Também poderá ser utilizado por professores que tenham interação com a ferramenta e queira usá-los em suas aulas.

A SEMED tem realizado diversas capacitações com os servidores nas perspectivas atuais e os encontros gravados são disponibilizados na Plataforma Avelina Noronha de Educação Conectada bem como os Boletins Educação em Pauta que são portfólios das ações realizadas pela Secretaria e divulgados aos servidores com a ideia de estreitar o diálogo entre as equipes internas. Avelina Noronha

A Secretaria Municipal de Educação homenageia a Profa. Avelina Maria Noronha de Almeida, falecida no dia 25 de fevereiro de 2021, dando seu nome à plataforma. Em sua vida profissional Dona Avelina foi uma entusiasta da educação ministrando aulas no Colégio Nazaré, Escola Estadual Narciso de Queiroz e outros educandários. E mesmo aposentada manteve ativa sua vida de educadora sendo referência de informações históricas e genealógicas sobre a cidade e região e também das famílias que aqui residiram. Em seu currículo laureado podemos destacar ser a fundadora da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette – ACLCL onde ocupou a cadeira de número 1 e foi a Presidente Emérita do sodalício. Além da ACLCL participou do Colégio Brasileiro de Genealogia, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e da Academia Municipalista de Letras.

Deixe uma resposta