Saúde bucal na terceira idade é decisiva

Saúde bucal na terceira idade é decisiva

A perspectiva de vida está aumentando entre as pessoas acima de 60 anos e essa parcela da população precisa de cuidados específicos porque são mais vulneráveis a determinados tipos de patologias. E para o idoso, a assistência Odontológica se mostra fundamental, uma vez que o cuidado com a saúde bucal impacta diretamente na saúde sistêmica. É na boca que acontece a mastigação e se inicia o processo digestivo, influenciando diretamente na condição nutricional, na autoestima e, consequentemente, na qualidade de vida.

   O paciente idoso, geralmente desenvolve com mais frequência problemas como Xerostomia (boca seca), cáries de raiz, problemas em próteses fixas ou removíveis, doenças periodontais, lesões da mucosa bucal (Candidíase, Leucoplasias, etc), Câncer Bucal, entre outras. Mas todas essas patologias podem ser controladas e evitadas quando são diagnosticadas em fases iniciais.

    A Xerostomia (boca seca) é muito comum em pacientes que tomam determinados tipos de medicamentos ou porque sofreram radioterapia de cabeça e pescoço. Estes pacientes precisam ser orientados de perto pelo cirurgião dentista, para amenizar os impactos na saúde dos dentes pela ausência de saliva.

   Os problemas gengivais também são muito comuns, e com eles, a retração gengival acontece, e as cáries de raiz são mais frequentes. Nestes casos os intervalos de limpeza em consultório são menores para conter o avanço da Doença Gengival, e realizar os Procedimentos Restauradores de forma precoce, evitando se assim, o agravamento da lesão cariosa e a perda do dente.

   As Próteses Removíveis, podem ser parciais ou totais, precisam estar bem adaptadas e ajustadas para se evitar lesões nos tecidos gengivais, e constrangimento aos pacientes. As Próteses Fixas, precisam estar bem adaptadas para se evitar infiltrações que geram inicialmente mal cheiro e gosto ruim na boca, e, em fase mais avançada, a perda do dente.

   O importante para o paciente idoso é a prevenção de todos esses pequenos problemas, porque o risco de qualquer um deles se agravar e gerar um problema sistêmico é grande, principalmente em pacientes com problemas pré-existentes como Hipertensão Arterial, Cardiopatias, Diabetes, Câncer, Problemas Renais, DPOC, etc.

   Por isso a visita regular ao Cirurgião Dentista, o uso sistemático de Escova Dental bem indicada para cada necessidade, e o uso do Fio Dental podem ser decisivos na saúde e no bem-estar dos nossos amados Idosos.

Class Odontologia Estética

Responsável Técnico Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

CRO MG 40.252

Rua Coronel Albino 202 Centro (Próximo ao Hotel Meri)

Contato 4114- 1196 (Fixo e WhatsApp)

Deixe um comentário