Projeto Eleitor do Futuro  na Escola Napoleão Reis em Lafaiete

Projeto Eleitor do Futuro na Escola Napoleão Reis em Lafaiete

Spread the love

“A mudança no mundo, começa dentro da gente!”

Na Escola Municipal “Napoleão Reis”, em 26/09/22, foi ministrada aos alunos do Ensino Médio uma palestra sobre o Projeto Eleitor do Futuro, pela Juíza Eleitoral da 87ª Zona Eleitoral, Doutora Célia Maria Andrade Freitas Corrêa. Participaram do evento a Promotora da Justiça Eleitoral, Doutora Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara, os voluntários da Secretaria Geral Eleitoral José Eustáquio Pereira, Geraldo Dias Paes, o professor Luiz Paulo Rivelli, a Diretora de Ação Pedagógica da SEMED Professora Edilvânia Valéria Diniz Vieira Resende, a Inspetora Educacional Maria da Glória Souza Araújo e o diretor Luiz Rafael Vitoreti.
O professor Rivelli deu início aos trabalhos explanando sobre o projeto e seu objetivo maior: despertar nos estudantes a consciência da importância de participar do processo de escolha dos governantes, lembrando a conquista recente (1988) da possibilidade de participação dos jovens de 16 e 17 anos no processo eleitoral.
A juíza Dra. Célia compartilhou experiências ocorridas durante os processos eleitorais dos quais participou e de como iniciou seu interesse em política. A magistrada fez, também, um apelo sobre a necessidade dos alunos presentes procurarem inteirar-se sobre os candidatos políticos da região e o histórico de trabalho deles. Ressaltou, ainda, a importância da colaboração dos alunos na distribuição e recolhimento das Urnas Eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais no dia 2 de outubro de 2022, assim demonstrando o aprendizado dos valores de cidadania.
Respondendo aos questionamentos dos alunos, a juíza explicou o processo de funcionamento da Urna Eletrônica, a impossibilidade de fraude, bem como a novidade de intérprete de Libras disponibilizada na própria Urna Eletrônica; e, ainda, a necessidade de portar um documento com foto no ato da votação; o acesso ao aplicativo e-título para saber o local de votação. Finalizou elogiando e agradecendo a parceria entre a Justiça Eleitoral, SEMED e a Escola Municipal “Napoleão Reis”.
Integrando a equipe, a Promotora Doutora Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara mencionou o caráter engrandecedor do projeto, enfatizando o valor desta parceria e parabenizando os alunos pela participação no processo eleitoral. Segundo a promotora, “A mudança no mundo, começa dentro da gente!”


Spread the love

Deixe um comentário