Home / SAÚDE / Produção de cacau em Minas ganha impulso com polo

Produção de cacau em Minas ganha impulso com polo

Advertisements
Advertisements

Produção de cacau em Minas ganha impulso com polo

Produção de cacau em Minas ganha impulso com polo é o foco de uma articulação da Secretaria de Agricultura que pretende transformar o estado em referência nacional. Atualmente, Minas Gerais cultiva 580 hectares e ocupa o décimo lugar no ranking brasileiro, mas pesquisas e novos modelos de cultivo indicam espaço para um crescimento acelerado, sobretudo no Norte de Minas.

Produção de cacau em Minas ganha impulso com polo

O secretário de Agricultura, Thales Fernandes, destaca que as condições climáticas do Norte mineiro—altas temperaturas, baixa umidade e irrigação por gotejamento—favorecem o cacau a céu aberto. Para reforçar a expansão, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inicia, em abril de 2026, experimentos com novas cultivares nos Campos de Mocambinho e Gorutuba.

Advertisements
Advertisements

De acordo com a pesquisadora Wlly Dias, coordenadora do projeto, o objetivo é comparar o cultivo tradicional à sombra com dois formatos inovadores: cacau em pleno sol e sob proteção solar parcial. O estudo também examina o sistema agroflorestal que intercala bananeiras, solução já adotada por produtores locais para garantir sombreamento natural e umidade.

Além dos testes de campo, a Epamig foi convidada a integrar o Centro Tecnológico de Cacau e Cultura de Regiões Não Tradicionais, em parceria com as universidades federais de Viçosa (UFV) e de Lavras (UFLA). A cooperação deve acelerar a geração de conhecimento científico e a difusão de tecnologias para a produção de cacau em Minas Gerais, explicam os pesquisadores.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), cada hectare de cacau gera dois empregos diretos e quatro indiretos. “O aumento foi tão expressivo que a cultura entrou no nosso levantamento de safra”, afirma o coordenador de fruticultura, Deny Sanábio. Apenas o município de Jaíba responde por 256 hectares—53,3 % da área estadual—seguido por Janaúba (120 ha), Bandeira (64 ha) e Matias Cardoso (25 ha).

Nos mercados interno e externo, Minas já exporta 7 mil toneladas de grãos e derivados, como manteiga e pó de cacau, movimentando US$ 64,9 milhões, informa a assessora técnica Manoela Teixeira. A tendência é de alta, impulsionada pela demanda global por chocolate e por iniciativas públicas de fomento. Dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) apontam que o consumo mundial deve crescer 3 % ao ano na próxima década, criando oportunidades para novos produtores.

Com pesquisas, clima favorável e geração de emprego, a produção de cacau em Minas Gerais caminha para um novo patamar. Quer saber mais sobre agricultura e economia mineira? Acesse nossa editoria em Minas Informa e acompanhe as próximas atualizações.

Crédito da imagem: Seapa / Divulgação

Advertisements
Advertisements