Prevenção ao assédio moral: Minas abre semana temática
Prevenção ao assédio moral é a palavra de ordem do Governo de Minas, que deu início, nesta terça-feira (10/3), à Semana de Prevenção e Combate ao Assédio Moral na Administração Pública com um seminário no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Prevenção ao assédio moral: Minas abre semana temática
Intitulado “Somos a Mudança, juntos por um ambiente de trabalho melhor”, o Seminário Estadual de Prevenção e Combate ao Assédio Moral marcou a abertura da programação que segue até 16 de março. O evento foi promovido em parceria pela Ouvidoria-Geral (OGE/MG), Controladoria-Geral (CGE-MG) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), reunindo especialistas e servidores para discutir estratégias de enfrentamento ao assédio moral no serviço público.
Durante as palestras, os participantes abordaram caminhos institucionais para prevenir conflitos e reforçaram o papel da comunicação na construção de ambientes profissionais equilibrados. A ouvidora-geral, Gabriela Siqueira, destacou que o combate ao assédio também depende da gestão das emoções. “Comportamentos inadequados podem nascer da dificuldade de lidar com frustrações. Autoconhecimento e diálogo são essenciais”, afirmou.
Para a controladora-geral, Marcela Dias, atitudes cotidianas fazem diferença: “Mais do que cumprir normas, precisamos de humanidade e cuidado com as palavras”. Já o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias, lembrou que “assédio moral e administração pública não deveriam aparecer na mesma frase”, mas reconheceu a urgência de superar o problema por meio de formação ética e comunicação assertiva.
O conselheiro Nuno Miguel Branco, representante do Conselho de Ética Pública (Conset), completou a mesa de abertura. A iniciativa está prevista na Lei nº 22.404/16, que define a segunda semana de março como período oficial de conscientização sobre assédio moral no serviço público. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, práticas de assédio afetam produtividade e saúde do trabalhador, reforçando a importância de políticas preventivas.

Imagem: Internet
A programação da semana inclui oficinas, rodas de conversa e divulgação de canais de denúncia, reforçando o compromisso do Estado com um ambiente de trabalho ético, respeitoso e livre de assédio.
Para acompanhar outras iniciativas em todo o país, visite nossa editoria Brasil e fique por dentro das ações que promovem segurança e bem-estar no serviço público.
Crédito da imagem: OGE-MG / Divulgação
















