No sábado, 21 de janeiro, durante patrulhamento preventivo pelo município de Dores do Campo, uma equipe PM visualizou a motocicleta Honda 160cc/Start, cor vermelha, placa RFP-2B60, conduzida por um indivíduo, identificado como sendo um jovem, de 24 anos, o qual, ao receber ordem de parada, encostou seu veículo próximo a calçada. Contudo, ao notar que seria abordado, arrancou propositalmente a motocicleta na direção de um dos integrantes da equipe PM, com a intenção de atingi-lo, causando atropelamento, e arrastamento, por alguns metros da via, fugindo, em seguida.
O militar, de 38 anos, sofreu diversas lesões no ombro, e cotovelo, sendo necessário o seu encaminhamento à Unidade de Saúde do município de Barbacena. A Polícia realizou rastreamento, com reforço policial de São João Del Rei, e Tiradentes, a fim de localizar o autor; além de contato em sua residência, de familiares, e de sua namorada, porém, ainda sem êxito.
Na tarde de domingo, 22 de janeiro, por volta das 12h50, em continuidade aos trabalhos para a localização, e prisão do autor de tentativa de homicídio, equipes policiais de Dores de Campos, juntamente com o apoio das equipes de Prados, e São João del-Rei, deslocaram em possíveis locais de esconderijo do indivíduo, sendo este visualizado no Bairro Paloma.
A ele, foi dada ordem de parada, o qual não acatou, e iniciou a fuga em sua motocicleta, sendo perseguido até o momento em que entrou numa via, onde atolou a motocicleta. Ainda assim, ele tentou fugir a pé, mas, foi capturado. Diante dos fatos, foi-lhe dada voz de prisão em flagrante, sendo conduzido para a Delegacia. A motocicleta, que estava com documentação atrasada, e faltava retrovisores, foi removida para o pátio credenciado.