Prefeitura emite nota afirmando que não vê legitimidade na paralisação dos servidores públicos de Lafaiete

Prefeitura emite nota afirmando que não vê legitimidade na paralisação dos servidores públicos de Lafaiete

Spread the love

A Prefeitura de Lafaiete emitiu nota de esclarecimento após funcionalismo público municipal decidir por paralisação.

O Município de Conselheiro Lafaiete, por meio do ofício nº 36/2022, do Sindi-cato dos Servidores Públicos do Município de Conselheiro Lafaiete e órgãos de imprensa local, tomou conhecimento de incitação à paralisação de servido-res municipais no próximo dia 11/08/2022, por parte de entidade sindical.

Neste sentido, o Município de Conselheiro Lafaiete informa que não vê legiti-midade na incitação à paralisação e interrupção de serviços públicos, tendo em vista que todos os pontos elencados na pauta sindical, foram objeto de reuniões e deliberações entre a municipalidade e o SINSERLAF, (formaliza-das através do Ofício 223/2022), sendo certo que o Executivo Municipal tomou TODAS as ações necessárias para resolução pacífica das demandas, cite-se:

Reajuste no Auxílio Alimentação: Na data de 26/07/2022, o Executivo enviou ao Poder Legislativo o Projeto de Lei nº 081/2022 que trata do reajuste no valor referente ao auxílio alimentação dos servidores, obedecendo-se as regras es-tabelecidas pela Receita Federal quanto ao tema e à saúde econômica do Município. Ainda, é pertinente citar que os acréscimos são superiores à infla-ção e compatíveis com a realidade econômica do Município. Ainda, é pertinen-te citar que os acréscimos são superiores à inflação acumulada do período, referente ao último reajuste.

Piso Nacional da Educação. O piso nacional se aplica à carga horária de 40h semanais. Proporcionalmente à carga horária semanal, foram identificados alguns cargos em que o vencimento estaria aquém do piso nacional, fato que já é objeto de estudo para alteração legislativa e adequação. Vale a pena as-severar que quando for implementado, será retroativo a janeiro de 2022

Piso Nacional do ACS e ACE: É de conhecimento público que a responsabi-lidade pela remuneração destes servidores é da União. Assim, tão logo a mesma efetuou o repasse ao Município das verbas referentes ao novo piso da categoria, o Município elaborou projeto de Lei sobre o tema. O referido projeto (080-E-2022), protocolado na Câmara em 19/07/2022, prevê pagamento do no-vo salário retroativo à data de 05 de maio de 2022. Após deliberações iniciais da Casa Legislativa, foram solicitadas diligências ao Município, que respondeu às demandas, no dia 05/08/2022.

Insalubridade dos ACS e ACE: A aferição de Insalubridade depende de lau-dos técnicos, os quais já estão sendo providenciados pelo Município. Além disso, os agentes de combate às endemias já recebem 20% de insalubridade, conforme definido em LTCAT.

Insalubridade das cantineiras, já foi objeto de estudo referendado por LTCAT no ano de 2019, que constatou que não há direito a insalubridade para tal ca-tegoria. Ainda assim, atualmente, o Município contratou a empresa “ALL Avali-ações Ambientes”, que realizará novo LTCAT, laudo técnico de insalubridade, laudo técnico de periculosidade e laudo ergonômico de trabalho dos servido-res municipais.

Diária dos Motoristas: Pela legislação vigente, o servidor ocupante do cargo de motorista não tem direito a receber diárias, mas sim reembolso de despesas. Atualmente os motoristas recebem auxílio alimentação. Além disso, o Municí-pio já enviou ao Poder Legislativo projeto de lei que regulamenta a concessão de reembolso para a categoria, o qual encontra-se em tramitação. Importante registrar ainda que o projeto de lei enviado pelo Executivo referente ao reajuste no vale alimentação, fixou valor duas vezes e meia, maior para servidores que se deslocarem para fora do Município por mais de 6h.

Estrutura de trabalho: O Município informa que contratou empresa para exe-cução de pequenos reparos nos prédios públicos, a qual já vem executando tais ações, bem como adquiriu novos Equipamentos de Proteção Individual EPI, que inclusive, já estão sendo distribuídos aos servidores.

 Plano de Cargos da Saúde e demais servidores;

O tema é escopo da Reforma Administrativa que já vem sendo executada pelo Município, através do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD) e que se encontra em fase de finalização.

Ponto eletrônico: trata-se de medida de maior transparência e controle, otimi-zando a aferição da jornada de trabalho, sendo importante registrar que a me-dida será aplicada de modo isonômico a todos os servidores.

A Prefeitura reitera que o SINSERLAF foi formalmente informado que TODAS as reivindicações apresentadas pela instituição foram acolhidas pelo Municí-pio, dentro do que estabelece a legislação vigente, especialmente a lei de res-ponsabilidade fiscal, motivo pelo qual eventual paralisação não se reveste dos caráteres de legalidade e razoabilidade.

 Apesar disso, a Prefeitura mantém abertos os canais de negociação com o sindicato da categoria, em um diálogo que leve em consideração a situação econômica do Município e seus reflexos na vida dos contribuintes.

É importante destacar, que a Administração do Município de Conselheiro La-faiete tomará todas as medidas necessárias, para que a população não seja impactada pela interrupção ou descontinuidade nos serviços públicos munici-pais.


Spread the love

Deixe um comentário