Porto de Galinhas prevê ocupação recorde na alta temporada
Porto de Galinhas prevê ocupação recorde na alta temporada e já trabalha com estimativa de 94% dos leitos ocupados no Réveillon, índice que, segundo a Secretaria de Turismo de Ipojuca (PE), pode superar em 15% o resultado do último ano.
Porto de Galinhas prevê ocupação recorde na alta temporada
Deomaci Ramos, titular da pasta de Turismo municipal, detalha que a média atual de hospedagem alcança 76%, saltando para 82% no Natal. O desempenho é atribuído à promoção conjunta com o trade local e à conectividade aérea reforçada de Recife, que ganhou novos voos da Azul e da Iberia ligando a capital pernambucana a Madri, Lisboa, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago.
Para receber o fluxo esperado até janeiro de 2026, o destino investe em ordenamento urbano. A principal novidade é o cadastro digital de ambulantes e trabalhadores autônomos, que ganharão crachás com QR Code. O recurso permitirá que turistas avaliem o atendimento, gerando um painel de monitoramento que sinalizará necessidades de capacitação.
“Quem receber avaliação negativa será encaminhado a novos cursos. Queremos qualificar 100% dos profissionais até 2026”, explica Ramos. A certificação passará a ser pré-requisito para a renovação das licenças, fortalecendo o padrão de hospitalidade que consolidou Porto de Galinhas como um dos balneários mais procurados do país.
A agenda de qualificação inclui treinamentos sobre atendimento, sustentabilidade e segurança alimentar. O secretário afirma que a iniciativa integra um pacote de melhorias estruturais, como nova sinalização turística, revitalização de calçadas e gestão inteligente de resíduos.
Turismo inclusivo volta com o Praia Sem Barreiras
Outro pilar da estratégia é a retomada do projeto “Praia Sem Barreiras”, criado em 2013 e suspenso desde 2020. A partir de novembro, pessoas com deficiência terão cadeiras anfíbias e monitores à disposição nas piscinas naturais, serviço que funcionará durante todo o ano. No Réveillon, uma área exclusiva garantirá visibilidade e conforto aos visitantes com mobilidade reduzida.
Imagem: Kamilla Alves
Otaviano Maroja, presidente do Convention & Visitors Bureau local, ressalta que a alta temporada coroa um ano de intensa promoção nacional e internacional, com roadshows em Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Gramado, além de ações na Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Portugal e Espanha.
“A ampliação da malha aérea e o trabalho conjunto com o trade confirmam nossa meta de posicionar Porto de Galinhas entre os destinos mais acessíveis e qualificados do Brasil”, reforça Maroja.
Com ocupação quase total, nova política de ordenamento e foco em acessibilidade, o balneário pernambucano se prepara para uma temporada histórica. Para saber como outras regiões brasileiras estão se estruturando para receber turistas, confira nossa editoria Brasil e continue bem informado.
Crédito da imagem: Kamilla Alves/Brasilturis















