Pilates passa a ser ofertado na rede pública de saúde de Congonhas.

Pilates passa a ser ofertado na rede pública de saúde de Congonhas.

Spread the love

Pacientes que sofrem com lombalgias ou problemas cervicais e que já utilizam os serviços oferecidos pela Clínica Municipal de Fisioterapia passam a contar, a partir deste mês, com mais um aliado no tratamento de suas dores crônicas: o pilates que está sendo oferecido de forma gratuita para os usuários da rede pública de saúde de Congonhas.

O conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates nos anos 1920, trabalha o fortalecimento e a estabilização da musculatura central do corpo a partir do próprio peso corporal e traz vantagens como o alívio de dores crônicas e a prevenção de lesões.

A oferta do serviço em Congonhas foi possível após a destinação de uma emenda impositiva do vereador Hemerson Ronan Inácio (Mércio), no valor de R$390 mil que permitiu a estruturação do setor para a oferta do serviço.

De acordo com o coordenador da Clínica, Igor Magalhães , atualmente estão sendo atendidos 12 pacientes por semana, mas a expectativa é que este número possa ser ampliado para 48 pacientes por semana. “Com esses novos equipamentos poderemos melhorar a qualidade dos atendimentos do setor de fisioterapia e, neste primeiro momento, os atendimentos do serviço de pilates está destinado aos casos de pacientes crônicos que já fazem tratamento fisioterápico na própria Clínica Municipal”, frisou Igor.

O Secretário Municipal de Saúde, Allan Falci, ressaltou os investimentos do Governo no setor de fisioterapia que fizeram Congonhas se tornar uma das pioneiras na região na oferta do Pilates pelo Sistema Único de Saúde. “Nós investimos na nossa população. Estamos muito felizes com os equipamentos que trouxemos para a Clínica de Fisioterapia que vão proporcionar a melhora na prestação dos nossos serviços e contribuindo para que a recuperação dos pacientes seja mais rápida. A população têm ganhado muito com esses investimentos, sendo este do pilates, uma novidade da atual gestão”, enfatizou Allan.

O vereador Mércio, proponente da emenda impositiva que também possibilitou a compra de um veículo Spin de sete vagas para o transporte de pacientes, comemorou a destinação dos recursos. “Eu vivenciei a qualidade do local e dos profissionais quando fui usuário aqui. Pude perceber algumas necessidades do setor e me sinto lisonjeado de ter feito essa  emenda impositiva e ver o resultado positivo dela que vai contribui para o trabalho da equipe e para a saúde da população de modo geral”, ressaltou Mércio.

O paciente Elieu Munk, que é sargento veterano, utiliza os serviços da Clínica de Fisioterapia três vezes por semana há sete meses, depois de passar por cirurgias no joelho. Ele avalia positivamente os investimentos e a prestação de serviço da Clínica. “O atendimento é excepcional, os funcionários e equipamentos são bons e com estes novos investimentos vindos através da emenda estão proporcionando ainda mais melhorias pra população. A clínica está cada vez melhor”, comentou.

A Clínica Municipal de Fisioterapia conta atualmente com dez fisioterapeutas e realiza, em média, 2400 atendimentos por mês. Os pacientes são encaminhados por médicos ortopedistas, neurologistas ou das Unidades de Saúde da rede municipal.  Os atendimentos são agendados com hora marcada. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, na Av. JK, 1275. O setor também oferece atendimento às  às terças e quintas-feiras de 17h às 20h (Horário do Trabalhador).

O serviço de pilates acontece às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone (31) 3732-2207 / 3732-0515

Reportagem/Foto: Reinaldo Silva


Spread the love

Deixe um comentário